Da: Coordenação Pedagógica
Para: Responsáveis dos Alunos do 6º ao 9º Ano
Rio de Janeiro, 04 de fevereiro de 2015.
Estamos felizes com a chegada dos nossos alunos, responsáveis, professores e funcionários. Escola é conhecimento, alegria e troca de saberes ! Desejamos boas vindas a toda comunidade escolar e pedimos as bênçãos à Nossa Senhora da Piedade para que o ano letivo de 2015 seja muito produtivo e de sucesso.
Seguem algumas orientações importantes:
HORÁRIO DE ENTRADA – Os alunos sobem para as respectivas salas de aula às 6h 50min às 2ªs,, 3ªs, 4ªs,, e 5ªs, feiras. Na 6ª feira sobem para a quadra esportiva às 6h 50min, para o Momento Cívico e Oração. Início das aulas às 7h. O aluno que chegar após às 7h10min perderá o primeiro tempo de aula. Em caso de mais de 3 atrasos no mês, o aluno voltará para casa no 4º atraso. Solicitamos que tal comportamento seja evitado a fim de que o aluno não perca o conteúdo ministrado pelo professor.
HORÁRIO DE SAÍDA – Os alunos descem para o espaço próximo a Papelaria, embaixo do Coliseum e de acordo com o horário da saída de sua turma será entregue ao responsável. O Horário Escolar foi enviado na agenda. Caso o aluno vá sozinho para casa, a pé ou de ônibus, deve ser informado na agenda, por escrito, pelo responsável, para que seja liberado. Àqueles que vão na condução informar o nome do condutor do transporte. Os alunos não podem ficar sozinhos após a saída no gramado e nem na portaria esperando a condução.
LIVRO DIDÁTICO – Iniciaremos as atividades com os livros didáticos a partir de 09/02/15 (2ª fª). Os livros devem estar encapados e etiquetados com o nome e turma do aluno.
DEVER DE CASA/ AGENDA– Os alunos levam dever de casa diariamente mas não necessariamente de todas as disciplinas do dia . Na correção, que é feita pelo aluno, através das orientações do professor, será informado na agenda com notificação carimbada, se o aluno fez a atividade incompleta ou não a realizou. A família deve assinar a notificação para estar ciente do ocorrido; pois o dever de casa, interesse e participação nas aulas recebem pontuação na avaliação qualitativa (0,5 cada , totalizando assim 1,0 ponto no bimestre que é acrescido a nota do teste). As agendas serão fiscalizadas pelos disciplinários Miriam Barbosa ( 6º e 7º anos) e Marcos Roberto( 8º e 9º). Pedimos aos familiares que nos auxiliem nesta etapa; pois é imprescindível a responsabilidade do aluno, a fim de que ele não perca pontos importantes ao longo do ano.
AVALIAÇÃO – O critério para estabelecer a média do bimestre :
A Média do bimestre é a média aritmética entre as notas das avaliações realizadas durante a etapa letiva. O aluno do Ensino Fundamental deve obter no mínimo 6 (seis) pontos de média por bimestre em cada disciplina, para ficar isento de recuperação e ser aprovado ao final do ano.
O aluno que obtenha ao final do 4º Bimestre o somatório igual ou maior que 24 (vinte quatro) pontos é considerado aprovado.
É concedida segunda chamada ao aluno que não compareceu em primeira época e requeira em formulário próprio, na Coordenação, até o prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a realização da mesma.
As segundas chamadas serão concedidas nos seguintes casos:
a) Mediante apresentação de justificativa do responsável;
b) Impedimento comprovado e com autorização da Direção do Colégio. Os motivos serão avaliados como justos ou não pela Direção.
A ausência do aluno na Prova de 2ª chamada, bem como à prova de recuperação não lhe dará direito a nova solicitação;
c) O aluno só terá um instrumento de avaliação de 2ª chamada. Seja para teste, seja para prova.
Trabalhos e pesquisas que não forem entregues na data solicitada deixarão de valer de 0(zero) a 10 (dez) e passarão a valer de 0 (zero) a 7 (sete) pontos.
Para atingir a finalidade da avaliação científica poderão ser utilizados diferentes instrumentos e mecanismos avaliatórios como provas, testes, simulados, arguições, trabalhos em grupos, trabalhos individuais e outros. Concluídas todas essas atividades do bimestre é obtida uma média entre os pontos conseguidos e serão expressos, numa escala de 0 a 10.
A Prova Final do Bimestre vale de 0 a 10 pontos.
A Revisão de notas do Teste e ou Prova é concedida em até 48h após a entrega dos mesmos.
DA RECUPERAÇÃO
OS ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO REALIZAR-SE-ÃO NAS SEGUINTES ÉPOCAS
1. RECUPERAÇÃO TERMOPERÍODO: realizada ao término do 1º semestre, para os alunos que tiverem somatório inferior a 12 (doze) pontos em todas as disciplinas.
A Recuperação Interperíodo segue o seguinte critério:
A recuperação interperíodo poderá ser feita através de classes de apoio, oferecidas a critério do Colégio, em horário especial.
O aluno realizará uma Prova de Recuperação valendo de 0 a 10 (zero a dez ) pontos. A nota da Prova de Recuperação Interperíodo substituirá a MENOR nota do semestre. Em caso de notas iguais apenas uma será substituída.
O aluno que não conseguir recuperar-se ficará com as mesmas notas dos bimestres.
2. RECUPERAÇÃO FINAL: Realizada ao término do ano letivo, para os alunos que tiverem somatório inferior a 24 (vinte e quatro) pontos e igual ou superior a 12 pontos.
ALUNOS SUBMETIDOS A RECUPERAÇÃO FINAL
Os alunos do 6º ao 9º ano só poderá se submeter a estudos de Recuperação Final no máximo em 4 (quatro) disciplinas.
Os alunos submetidos à Recuperação Final têm seu aproveitamento avaliado pelo professor e expresso por pontos que variam de 0 a 10.
São considerados aprovados os alunos que após a Recuperação Final obtiverem um mínimo de 6 pontos, na prova de Recuperação Final.
APARELHOS ELETRÔNICOS – Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos(CELULARES , IPOD, IPHONE,NINTENDO DS, etc) no horário das aulas. Solicitamos a compreensão dos responsáveis a não ligar
para os filhos nestes horários . Em caso de urgência, ligar para a escola e o aluno será chamado na Coordenação para atendê-los.
Pedimos a colaboração da família, visto que estes equipamentos atrapalham a atenção e concentração do aluno e da turma.
UNIFORME E MATERIAL – Solicitamos que todas as peças do uniforme e material escolar tenham o nome do aluno para facilitar a devolução quando encontrados. Lembramos que o cadarço do tênis deve ser na cor do tênis( preto ou branco).
LIVRO DO PROJETO DE LEITURA – Deverá ser entregue ao respectivo Professor de Língua Portuguesa da turma ( Valéria Barbosa/ Tatiana Mattos/ Alexandra Ávila/ Flávia Gouveia/Mônica de Carvalho) 1 ( um ) Livro para o Projeto de Leitura até o dia 09/02/15( 2ªfª).
Cada sala de aula do Ensino Fundamental II( 6º ao 9ºAno), possui uma estante com livros paradidáticos para o Projeto de Leitura “ Lendo sem Parar”, onde os alunos escolhem um livro semanalmente , que deve ser de acordo com a faixa etária e com temas atuais de interesse dos mesmos.
OBS: Não enviar livros paradidáticos que já foram escolhidos na Lista de Material .
Procuramos estimular ao máximo todas as formas de expressão, interpretação e hábito pela leitura.
Desde já, agradeço a sua atenção.
Valéria Picorelli Walter
Coordenadora Pedagógica