6º ao 9º ano – Boas vindas e Orientações Gerais –

Da: Coordenação Pedagógica

Para: Responsáveis dos Alunos  do 6º ao 9º Ano

Rio de Janeiro, 04 de fevereiro de 2015.

Estamos felizes com a chegada  dos nossos alunos, responsáveis, professores e  funcionários.  Escola é conhecimento, alegria e troca de saberes ! Desejamos boas vindas  a toda comunidade escolar  e  pedimos as bênçãos à Nossa Senhora da Piedade para que o ano letivo de 2015  seja  muito produtivo e de sucesso.

Seguem algumas orientações importantes:

 HORÁRIO DE  ENTRADA – Os  alunos  sobem para as respectivas salas de aula às  6h 50min às 2ªs,, 3ªs, 4ªs,, e  5ªs, feiras. Na 6ª feira sobem para a quadra esportiva às 6h 50min, para o Momento Cívico e Oração.  Início das aulas às 7h. O aluno que chegar após às 7h10min perderá o primeiro tempo de aula. Em caso de mais de 3 atrasos no mês, o aluno voltará para casa no 4º atraso. Solicitamos que tal comportamento seja evitado a fim de que o aluno não perca o conteúdo ministrado pelo professor.

HORÁRIO DE SAÍDA –  Os alunos descem para o espaço próximo a Papelaria, embaixo do Coliseum e de acordo com  o horário  da  saída de sua turma  será entregue ao responsável. O Horário Escolar foi enviado  na agenda. Caso o aluno  vá  sozinho para casa, a pé ou de ônibus, deve ser informado na agenda, por escrito, pelo responsável,  para que   seja liberado. Àqueles que vão  na condução informar o nome do condutor do transporte. Os alunos não podem ficar sozinhos após a saída no gramado e nem na portaria esperando a condução.

LIVRO DIDÁTICO – Iniciaremos as atividades com os livros didáticos  a partir de 09/02/15 (2ª fª). Os livros devem estar encapados e etiquetados com o nome e turma do aluno.

DEVER DE CASA/ AGENDA–  Os  alunos  levam dever de casa diariamente mas não necessariamente de todas as disciplinas do dia . Na correção, que é feita  pelo aluno, através  das orientações do professor, será informado na agenda com  notificação carimbada,  se o aluno fez a atividade incompleta ou não a realizou. A família deve assinar a notificação para estar ciente do ocorrido; pois o dever de casa, interesse e participação nas aulas recebem pontuação na avaliação qualitativa   (0,5 cada , totalizando assim 1,0 ponto no bimestre que é acrescido a nota do teste). As agendas serão fiscalizadas pelos disciplinários  Miriam Barbosa ( 6º e 7º anos) e Marcos Roberto( 8º e 9º). Pedimos aos familiares que nos auxiliem nesta etapa; pois é imprescindível  a responsabilidade do aluno, a fim de que ele não perca pontos importantes ao longo do ano.

AVALIAÇÃO – O critério para estabelecer a média do bimestre :

A Média do bimestre é a média aritmética entre as notas das avaliações realizadas durante a etapa letiva. O aluno do Ensino Fundamental deve obter no mínimo 6 (seis) pontos de média  por  bimestre em cada disciplina, para ficar isento de recuperação e ser aprovado ao final do ano.

O aluno que obtenha ao final do 4º Bimestre o somatório igual ou maior que 24 (vinte quatro) pontos é considerado aprovado.

É concedida segunda chamada ao aluno que não compareceu em primeira época e requeira em formulário próprio, na Coordenação, até o prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a realização da mesma.

As segundas chamadas serão concedidas nos seguintes casos:

a)  Mediante apresentação de justificativa do responsável;

b) Impedimento comprovado e com autorização da Direção do Colégio. Os motivos serão avaliados como  justos ou não pela Direção.

A ausência do aluno na Prova  de 2ª chamada, bem como à prova de recuperação  não lhe dará direito a nova solicitação;

c) O aluno só terá um instrumento de avaliação de 2ª chamada. Seja para teste, seja para prova.

Trabalhos e pesquisas que não forem entregues na data solicitada deixarão de valer de 0(zero) a 10 (dez) e passarão a valer de 0 (zero) a 7 (sete) pontos.

Para atingir a finalidade da avaliação científica poderão ser utilizados diferentes instrumentos e mecanismos avaliatórios como provas, testes, simulados, arguições, trabalhos em grupos, trabalhos individuais e outros. Concluídas todas essas atividades do bimestre é obtida uma média entre os pontos conseguidos e serão expressos, numa escala de 0 a 10.

A Prova Final do Bimestre vale de 0 a 10 pontos.

A Revisão de notas do Teste e ou Prova é concedida em até 48h após a entrega dos mesmos.

 DA RECUPERAÇÃO

OS ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO REALIZAR-SE-ÃO NAS SEGUINTES ÉPOCAS

1. RECUPERAÇÃO TERMOPERÍODO: realizada ao término do 1º semestre, para os alunos que tiverem somatório inferior a 12 (doze) pontos em todas as disciplinas.

A Recuperação Interperíodo segue o seguinte critério:

A recuperação interperíodo poderá ser feita através de classes de apoio, oferecidas a critério    do Colégio, em horário especial.

O aluno realizará uma Prova de Recuperação valendo de 0 a 10 (zero a dez ) pontos. A nota da Prova de Recuperação Interperíodo substituirá a MENOR nota do semestre. Em caso de notas iguais apenas uma será substituída.

O aluno que não conseguir recuperar-se ficará com as mesmas notas dos bimestres.

2.  RECUPERAÇÃO FINAL: Realizada ao término do ano letivo, para os alunos que tiverem somatório inferior a 24 (vinte e quatro) pontos e igual ou superior a 12 pontos.

ALUNOS SUBMETIDOS A RECUPERAÇÃO FINAL

Os  alunos  do 6º ao 9º ano só poderá se submeter a estudos de Recuperação Final no máximo em  4 (quatro) disciplinas.

Os alunos submetidos à Recuperação Final têm seu aproveitamento avaliado pelo professor e expresso por pontos que variam de 0 a 10.

São considerados aprovados os alunos que após a Recuperação Final obtiverem um mínimo de 6   pontos, na prova de Recuperação Final.

APARELHOS ELETRÔNICOS – Não é permitido  o uso de aparelhos eletrônicos(CELULARES , IPOD, IPHONE,NINTENDO DS,  etc)  no horário das aulas. Solicitamos a compreensão  dos responsáveis a  não ligar

para os filhos  nestes horários . Em caso de urgência, ligar  para a escola e o aluno será chamado na Coordenação para atendê-los.

Pedimos a colaboração da família, visto que estes equipamentos atrapalham a atenção e concentração do aluno e da turma.

UNIFORME E MATERIAL – Solicitamos que todas as peças do uniforme  e material escolar tenham o nome do aluno para facilitar a devolução quando encontrados. Lembramos que o cadarço do tênis deve ser na cor do tênis( preto ou branco).

LIVRO DO PROJETO DE LEITURA – Deverá ser entregue ao respectivo   Professor de Língua Portuguesa da turma ( Valéria Barbosa/ Tatiana Mattos/ Alexandra Ávila/ Flávia Gouveia/Mônica de Carvalho) 1 ( um ) Livro para o Projeto de Leitura até o dia  09/02/15( 2ªfª).

Cada sala de aula  do Ensino Fundamental II( 6º ao 9ºAno), possui uma  estante   com  livros paradidáticos para o Projeto de Leitura “ Lendo sem Parar”,  onde os alunos  escolhem um livro semanalmente , que  deve ser de acordo com a faixa etária  e com temas atuais de interesse dos mesmos.

OBS: Não enviar livros paradidáticos que já foram escolhidos na Lista de Material .

Procuramos estimular ao máximo todas as formas de expressão, interpretação e hábito pela leitura.

Desde já,  agradeço a  sua atenção.

Valéria Picorelli Walter

Coordenadora Pedagógica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?