Flores e um coração gigante dão aula de afetividade!

Um jardim repleto de emoções. Um coração gigante espalhando carinho. Foi assim, com uma atividade criativa e lúdica, que os alunos do Pré I do INSP Kids, a Educação Infantil do INSP, trabalharam o tema abordado durante o bimestre: a afetividade.

As professoras leram para os pequenos o livro “Douglas quer um abraço”, da Editora Salamandra; uma história em que o ursinho Douglas, personagem principal, corre atrás do abraço perfeito: o abraço de urso! A atividade teve, inclusive, a visita do Coração Kids, um mascote criado para enriquecer ainda mais a atividade distribuindo abraços.

Um pratinho com água e uma flor de papel foram os materiais escolhidos para praticar as palavras que expressam relações importantes no nosso cotidiano, como cooperação, amizade, respeito e carinho. Conforme as flores iam se abrindo, revelavam os sentimentos escritos dentro delas.

“A capacidade que nós temos de lidar com situações adversas chamamos de inteligência emocional. Desde muito pequenas, as crianças expressam seus sentimentos com expressões e atitudes involuntárias. A vivência é muito positiva para que possam desenvolver o autocontrole, a autoconfiança e  o senso de cooperação. Aprender a melhor maneira de lidar com situações-problema é muito importante, para que o indivíduo  perceba como as suas ações afetam no seu comportamento e têm consequências na sua vida social. A criança que consegue expressar o que pensa e o que sente está motivada para explorar e resolver situações de conflito. Conhecer melhor a si mesmo leva a criança a exercer suas potencialidades, melhorando as relações interpessoais e a capacidade  intelectual. O segredo é  incentivar  o diálogo e mostrar exemplos práticos e positivos que fazem a diferença no cotidiano”, explica a coordenadora pedagógica Vânia Rodrigues.

Segundo Karina Rodrigues, professora do segmento, a afetividade é um sentimento que auxilia no processo de ensino e aprendizagem, pois ajuda as crianças em seu entendimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?