A importância do xadrez na aprendizagem

Dia 17/08, os alunos do 7º e 8º anos tiveram uma aula de matemática diferente. Aprenderam a jogar xadrez. O jogo de origem asiática que remota o século III a.C., possibilita que os alunos aperfeiçoem seu potencial de concentração e de planejamento, além de estimular atitudes de reavaliação. Os resultados de suas ações durante o jogo desenvolvem a perseverança,  a determinação e até habilidades sociais.

Organizados em grupos, os alunos receberam as explicações sobre os critérios e regras de como jogar xadrez. “É um esporte pedagógico que auxilia no desenvolvimento de todas as disciplinas curriculares”, explicou o professor Carlos Artur.

 

( texto do professor) Por ser um esporte pedagógico que auxilia no desenvolvimento das disciplinas curriculares,  realizaremos  neste 2º semestre a prática do jogo de Xadrez com nossos alunos.

O imenso mérito do Xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno:  a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal escolar, além de proporcionar ao praticante:

  • Melhora na sua concentração.
  • Pensar adiante, planejando antecipadamente suas atividades.
  • Poder de reavaliar suas atitudes, quando a situação muda.
  • Avaliar opções.
  • Avaliar os resultados de suas ações.
  • Desenvolver a perseverança, a determinação e as habilidades sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?