Alimentação em tempos de quarentena

A alimentação desregulada é um fenômeno comum neste período de distanciamento social, consequência da ansiedade que ele gera. A nutricionista responsável pela cantina do Colégio São José, unidade da Rede Piedade de Educação em Divinópolis – MG, Raquel Mendes, dá sugestões para ajudar os responsáveis a controlar o consumo excessivo de alimentos.

Mantenha a rotina de horários – é importante manter horários para o café da manhã, almoço, lanche e jantar.
Evite beliscar – combine com os filhos os horários das refeições e, na medida do possível tente não abrir exceções entre eles.

Mantenha todos na ativa – incentive a prática de atividades físicas como as brincadeiras e circuitos para as crianças e adolescentes. Há muitas atividades online, com o acompanhamento de profissionais de Educação Física, que ajudam a gastar energia e manter a saúde mental.

Dê porções de lanche – a ansiedade tende a aumentar à tarde e, junto, a vontade de beliscar. Ofereça no lanche porções de frutas picadinhas, pipoca, ou outros tipos de alimentos que eles vão levar um tempo para consumir, isso vai ajudar a passar a ansiedade.

Converse sobre alimentação – explique a importância de consumir os diferentes tipos de alimentos para a saúde, porque deve-se ter uma alimentação variada e colorida.

Convide os filhos para a cozinha – envolva-os na preparação das refeições, deixe que eles experimentem, conheçam. Dessa forma, eles vão criando uma boa relação com os alimentos e tenderão a fazer escolhas mais saudáveis para a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.