Aprendendo as direções com a bússola!

Estudantes do INSP Max, o Ensino Fundamental II, acompanhados pelo professor de Geografia, Fernando de Almeida, e pela professora de História Iane Cordeiro, aproveitaram a infraestrutura ampla e privilegiada do colégio para uma atividade ao ar livre utilizando uma bússola e o sol para localização, além dos conhecimentos históricos aprendidos em sala.

Inventada na China, no século I, a bússola foi um instrumento fundamental para as Grandes Navegações – período histórico em que os europeus lançaram-se à exploração do Oceano Atlântico entre os séculos XV e XVI – e, até hoje, é considerada uma das maiores invenções da humanidade. O objeto foi utilizado para orientar os alunos do 6º ano na atividade do Projeto de Humanas, que abriu o programa para a Mostra Cultural. Esse ano, uma das novidades da Mostra é que ela estará dividida em 3 partes: Humanas, Linguagens e Exatas.

Segundo Fernando, o trabalho tem o objetivo de auxiliar o estudante na construção do pensamento geográfico ensinando, na prática, a utilização da bússola, mapas e astros, como o Sol, para orientação em diversas situações cotidianas. “Com isso, buscamos tirar o estudante da sala de aula. A vivência prática torna a experiência do aprendizado muito mais significativa e divertida, além de dar um caráter interessante a assuntos antes considerados monótonos, como o caso da cartografia”, explica.

Os estudantes tinham como foco chegar ao gramado da escola, usando a bússola, os pontos cardeais e uma vista aérea dos terrenos da escola. Divididos em cores, eles respondiam a questões de História e depois de acertarem, o educador pedia aos grupos para se dirigirem  a pontos específicos, como a biblioteca e o pátio.  “Assim eles aprenderam a importância do conhecimento dos pontos cardeais e o uso correto dos mapas e todos os seus elementos”, completa Fernando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.