Aprendendo com as brincadeiras antigas

No INSPTotal, o Turno Integral do INSP, as brincadeiras tradicionais estão presentes no dia a dia dos estudantes para ajudá-los a aprender diversos valores e também para criar uma base para a formação de cidadãos mais conscientes e interativos.

A atividade “Brinquedos e brincadeiras” faz parte do Projeto Conviver, que integra o Programa A Grande Conquista, que fundamenta o fazer pedagógico do INSP. Na atividade, as brincadeiras tradicionais passam a fazer parte do universo infantil atual, em um momento onde os alunos tem a oportunidade de vivenciá-las, possibilitando às crianças compreender que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos.

Foi o que aconteceu quando os estudantes do INSP Júnior brincaram de telefone sem fio. “É uma brincadeira coletiva que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória” – explica Eliane Giannotti, coordenadora do INSP TotalO primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou. Com esta dinâmica, os alunos aprenderam lições preciosas, tais como: saber ouvir o amigo e o cuidado ao transmitir o que ouvimos de alguém. “Viu!? Saber ouvir é tão importante quanto saber falar”, relatou um dos estudantes.

Com os estudantes do INSP Kids, as brincadeiras de roda proporcionaram exercício motor e socialização entre os pequenos.”Ao brincar de roda, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento”, exemplifica Eliane.

Qual era a sua brincadeira preferida? Pique-esconde? Pega-vareta? Esconde-esconde? Chicotinho queimado? Pião? Bolita de gude? Pular corda? Queimado? Que tal aproveitar o final de semana para resgatar sua brincadeira preferida com seus filhos? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?