Aprendendo com seu próprio corpo

Segundo Henri Wallon, filósofo e pensador pedagógico, o esquema corporal é a consciência do corpo como forma de comunicação consigo mesmo e com o meio. Segundo sua teoria pedagógica, o desenvolvimento intelectual envolve também corpo e emoções. A aplicação do Esquema Corporal na Educação Infantil é indispensável para a formação da personalidade da criança, permitindo que ela conheça o mundo, desenvolvendo sua aprendizagem motora e cognitiva.

Um exemplo destas atividades foi realizado pelas turmas do Berçário II quando os alunos INS_5414puderam reconhecer cada parte do corpo de forma lúdica e interativa. A professora utilizou um dos alunos para desenhar o contorno do corpo em uma cartolina mostrando, inicialmente, os membros – superiores e inferiores – e a cabeça. Em seguida, os pequenos foram identificando e desenhando as demais partes como olhos, boca, nariz etc.

Nesse sentido, os alunos praticaram e desenvolveram o autoconhecimento, presente no 1º eixo da Grande Conquista, que é Educar-se com Amor. “Acreditamos que desse modo eles (os alunos), ao reconhecerem as partes que completam o próprio corpo, estão conhecendo a si mesmos, fisicamente e, até mesmo, psicologicamente.”, conclui a professora Yasminne Antunes. “A maneira lúdica, dinâmica e divertida aplicada é o ingrediente principal para esse aprendizado”, completa Jaqueline Martins, também professora do segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?