As sete artes… em toda parte!

As Sete Artes são consideradas a Música, a Dança, a Pintura, a Escultura, a Literatura, o Teatro e o Cinema. O projeto Arte em Toda Parte aborda a vivência das artes de forma lúdica no INSP Total, o Turno Integral do INSP.

O Projeto, que integra o Programa A Grande Conquista, proporciona aos estudantes atividades diversificadas envolvendo as artes. Uma delas foi norteada pelo livro de Ana Maria Machado, “Menina bonita do laço de fita”, compreendendo a arte da Literatura.

Para aguçar a curiosidade das crianças, a professora apresentou aos estudantes apenas a capa do livro para que eles discutissem e elaborassem ideias sobre do que se tratava o livro. Desta forma, os alunos entusiasmaram-se para começar a leitura logo e descobrir quem havia descoberto a temática do livro.

Para dar continuidade ao assunto, os estudantes foram para a Biblioteca Michelângelo, onde puderam conhecer mais obras da autora. Segundo a professora, com a história trazida pelo livro, os alunos puderam apropriar-se e conversar sobre valores como o respeito a si próprio e aos outros e também sobre suas percepções sobre descendências. “Foi uma diversão! Os alunos riram bastante com as aventuras do coelhinho encantado com a beleza de uma linda menina”, complementa  professora Michele Sant´Anna.

Curiosidade

No meio artístico, existem outras numerações às artes. Abaixo, conheça a numeração mais consensual das artes. Cada uma delas é caracterizada pelos elementos básicos que formatam a sua linguagem e foram classificadas da seguinte forma:

1ª Arte – Música (som de qualquer tipo);
2ª Arte – Artes Cênicas (Teatro/Dança/Coreografia – movimento;
3ª Arte – Pintura (cor);
4ª Arte – Escultura (volume);
5ª Arte – Arquitetura (espaço);
6ª Arte – Literatura (palavra);
7ª Arte – Cinema (integra elementos das artes posteriores);
8ª Arte – Fotografia (imagem);
9ª Arte – Historia em quadrinhos (cor, palavra, imagem);
10ª Arte – Vídeo-games;
11ª Arte – Arte digital (integra artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.