Está intensa a preparação dos alunos que participarão da XVIII OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia, que acontece no próximo dia 15/05, no INSP.
A equipe pedagógica de ciências e geografia do INSP desenvolveu atividades dirigidas em aula e também analisou o resultado das avaliações dos estudantes para compor o grupo que participará do maior evento educacional de astronomia no Brasil.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
As provas, constituídas de 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica, são compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos, organizados em:
Astronomia: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais , bússola, dia e noite, horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu.
Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias . Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu.
Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros.. Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS. Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais.
Mas atenção, o conhecimento prático também tem espaço na Olimpíada pois poderá haver uma ou duas perguntas baseadas em atividades práticas ou observacionais. Para responder a estas perguntas o aluno precisará ter feito previamente uma atividade prática e/ou observacional que será divulgada com antecedência. Os alunos poderão fazer individualmente ou em grupos estas atividades práticas e/ou observacionais no Laboratório de Ciências do INSP, sob a orientação do professor.
Posteriormente, todos os estudantes que participam recebem certificados. Serão distribuídas, entre os quatro níveis, aos alunos de maiores notas, cerca de 40.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze.
SIMULADOS NO SEU SMARTPHONE!
Entre no site do concurso e baixe um aplicativo para celular ou ipad com as atividades Lançado em 2014, o aplicativo “Simulado OBA“, é um sucesso entre alunos, pais e professores. Com o apoio da OBA, este ano o aplicativo será distribuido totalmente grátis e com muito mais perguntas.
O “Simulado OBA” é um aplicativo do tipo quiz, para smartphones e tablets, pra você testar seus conhecimentos de Astronomia e Astronáutica, enquanto se diverte estudando para as provas da OBA.
O aplicativo contém perguntas adaptadas das provas reais realizadas nos anos de 2008 a 2014.

Concentração e dedicação é a marca-registrada dos estudantes que participam de olimpíadas como a OBA.