Constituição e Poderes na Aula de Campo do 8° ano

No dia 15 abril, os alunos do 8º ano visitaram a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que se localiza no Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, bem no Centro da Cidade.

Ali, os estudantes puderam comprovar na prática o que o INSP tem trabalhado nas aulas de História e Geografia: a importância da divisão de poderes na sociedade, bem como a construção do processo de cidadania nas sociedades contemporâneas.

Como centro do poder legislativo da cidade, a Câmara é responsável pela elaboração das leis municipais, como, por exemplo, a Lei Orgânica – uma espécie de “Constituição Municipal”, com as diretrizes que devem ser seguidas pelos Poderes Executivo e Legislativo e também pelos moradores da cidade.

Os alunos puderam ocupar as cadeiras dos magistrados e compreender como ocorre o sistema de votação das leis. Além disso, o Vereador Marcio Garcia deu atenção especial aos alunos, explicando todo o funcionamento da instituição. Com certeza, a aula foi um passo importante na construção da cidadania dos jovens.

 

Colaboração: Luiz Fernando Pereira de Queiroz 

 

 

Um comentário sobre “Constituição e Poderes na Aula de Campo do 8° ano

  1. Valéria Picorelli Walter

    Aprendizagem se constrói com bons exemplos e com uma pråtica de conhecimento, não só na sala de aula, mas na sua vivência. Tenho certeza de que esse exercício de Cidadania e responsabilidade enriqueceram esses jovens e futuros eleitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?