AULA DE CAMPO – Fortaleza de Santa Cruz

Os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental viajaram na história do Rio de Janeiro visitando a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, cuja localização se dá ao lado esquerdo (no sentido de saída) da barra da baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro.

Cruzando fogos com a Fortaleza de São João, constituiu a principal estrutura defensiva da barra da baía de Guanabara, bem como da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império. Encontra-se guarnecida até aos dias de hoje, atraindo uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas.

“A proposta de visitar a Fortaleza de Santa Cruz com os alunos do sétimo ano buscou associar temas abordados em sala de aula ao cotidiano do espaço em que vivemos. Nesta oportunidade podemos discutir desde as questões históricas de proteção e formação do território brasileiro até os problemas urbanos atuais em que os educandos estão inseridos. Descobrir as nossas origens, discutir as causas e as consequências dos problemas e apontar para as possíveis soluções que contribuam definitivamente para o desenvolvimento de cidadãos sabedores de suas responsabilidades frente à construção de uma sociedade mais justa e nada melhor para alcançar este objetivo do que aprender com a observação prática.” – Valéria Walter Picorelli, coordenadora do Ensino Fundamental II.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?