Aula de campo no Parque Chico Mendes

Melhor do que estudar os animais silvestres nos livros é aprender também observando-os e tocando-os ao vivo, em seu habitat natural!

Foi assim a aula de campo com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no Parque Natural Municipal Chico Mendes. Situado em área de restinga, na planície arenosa da Baixada de Jacarepaguá, com 40 hectares de área, inicialmente, o Parque foi criado para preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, local de ocorrência de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção. Em 1989 foi decretado Parque Natural Municipal Chico Mendes em homenagem ao líder seringueiro do Acre que lutou pela preservação da Floresta Amazônica.

Além da fauna, a flora local também foi explorada pelos estudantes com o auxílio dos experientes guias do Parque. Os estudantes andaram pelas trilhas e observaram as árvores, os rastros de pequenos animais e até aprenderam a localizar a direção do mar através do líquen rosa que aparecem em algumas árvores.

Cobras, tartarugas, jacarés e capivaras são alguns dos bichos que vivem na reserva e são estudados pelo Parque. O contato direto com a Natureza traz para as crianças importantes aprendizados sobre a preservação do meio ambiente, lar de todos nós!

Perguntados sobre o animal que mais gostaram, os amigos Artur Azevedo e Gustavo Rossi concluíram que era o jacaré: “O jacaré é grande e parece um dinossauro!” disse Artur; e o seu colega Gustavo completou: “é porque ele é um réptil”.

O Parque Chico Mendes está aberto de terça à domingo de 8 às 17h e a entrada é franca. As visitas guiadas são de terça a sexta em dois horários (10 e 14h).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?