Aula de campo para explorar os sentidos e a Ciência

O que para muitos estudantes pode parecer um simples passeio é, na verdade, um conjunto de importantes e significativos momentos de aprendizagem. São as Aulas de Campo do INSP que envolvem os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Visitas a museus, parques, universidades e pontos turísticos e históricos são potencializadas quando elencam o conteúdo programático do segmento ao assunto vivenciado no local.

Dando início ao ciclo de Aulas de Campo do Ensino Fundamental, os estudantes do 1º ano, visitaram o Espaço Ciência Viva, localizado na Tijuca. Considerado o primeiro museu interativo de Ciências do Brasil, o espaço foi fundado em 1982 por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de participar de atividades que abordaram o tema “os sentidos” – estudado em sala de aula- utilizando o tato, ofato, visão, paladar e audição. Oficinas interativas como a Caixa dos Sentidos foram propostas aos alunos. Na Caixa dos Sentidos, usando o tato, eles puderam sentir as diversas texturas. “De tudo aqui, foi o que eu mais gostei”, relata o aluno Ryan Ferreira Ponde Garcia, ao manipular a experiência e divertir-se com as diferentes sensações.

Além das atividades com o tema dos sentidos, os alunos conheceram um pouco mais sobre os tipos de solo, vegetação e o método de cultivo hidropônico, que é cultivo dos vegetais na água.

As aulas de campo possuem grande eficácia no processo ensino aprendizagem, permitindo aos alunos um contato com aspectos mais amplos sobre o que é proposto no conteúdo programático. Para ampliar ainda mais esta eficácia, a escolha do local para a aula de campo é muito importante. O Espaço Ciência Viva é totalmente interativo, o que torna ainda mais atraente a aula de campa para as crianças dessa faixa etária.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?