Geografia e História na Fortaleza de Santa Cruz

“A aula de geografia devia ser dada em viagem permanente”  Carlos Drummond de Andrade

Dia 30/04, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental visitaram a Fortaleza de Santa Cruz da Barra para uma aula de campo. Localizada na barra da baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, a Fortaleza encontra-se guarnecida até aos dias de hoje, atraindo uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas.

Durante o período da Colônia d do Império, a Fortaleza de Santa Cruz cruzava fogos com a Fortaleza de São João, constituindo a principal estrutura defensiva da barra da baía de Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro.

A proposta de visitar a Fortaleza de Santa Cruz com os alunos busca associar temas abordados em sala de aula ao cotidiano do espaço em que vivem. Nesta oportunidade pôde-se discutir desde as questões históricas de proteção e formação do território brasileiro até os problemas urbanos atuais em que os educandos estão inseridos.

Descobrir as nossas origens, discutir as causas e as consequências dos problemas e apontar para as possíveis soluções contribui definitivamente para o desenvolvimento de cidadãos sabedores de suas responsabilidades frente à construção de uma sociedade mais justa e o INSP acredita que nada melhor para alcançar este objetivo do que aprender com a observação prática.

 

Colaboração: Coordenadora do E. Fund. II –  Valéria Picorelli Walter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?