Aulas de campo com o INSP Júnior

Quem não tem saudade dos passeios de escola? Melhor ainda é saber que não eram simples passeios. Nos divertíamos e aprendíamos. Tradições como estas são mantidas e enriquecidas ano a ano pelo INSP. As aulas de campo proporcionaram aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental a construção destas vivências recheadas de conhecimento e com muita diversão afinal, quem não curte um passeio com os colegas de turma?

As turmas do INSP Júnior, o Ensino Fundamental I do Instituto, tiveram suas aulas de campo de 2016 vivenciando in loco muitos dos aprendizados que tiveram em sala de aula.

WhatsApp-Image-20160615 (36)

As turmas do 1º ano visitaram o Espaço Ciência Viva, localizado no bairro da Tijuca. Considerado o primeiro museu participativo de ciências do Brasil, o Espaço foi fundado por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores que tinham como objetivo aproximar a Ciência do cotidiano do cidadão comum. Durante a aula de campo, os alunos participaram de atividades que abordaram temas relacionados aos sentidos e à alimentação, resgatando o gosto pela experimentação e pela descoberta, aprimorando ainda os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências.

WhatsApp-Image-20160615 (29)Os estudantes das turmas do 2º ano tiveram a sua primeira aula de campo no Museu Internacional de Arte Naïf, o MIAN, que se localiza no bairro de Cosme Velho. Concentrando em seu acervo 5.000 obras de artistas nacionais e internacionais, do século XV aos dias atuais, o MIAN agrega a simplicidade, a beleza e o potencial da arte naïf. Dessa forma, os alunos ao longo da visitação abordaram conteúdos associados à disciplina de Ciências, através de exposições sensoriais, com inovações multimídia pelo uso de novas tecnologias que o museu apresentava.

WhatsApp-Image-20160615 (8)

O 3º ano também abordou temas relacionados à área de Ciências em sua primeira aula de campo no Museu do Amanhã. Localizado no Centro do Rio, o museu explora as possibilidades do futuro através de ambientes audiovisuais, de jogos e instalações interativas. Durante a visita, o Museu do Amanhã apresentava a exposição temporária “O poeta voador, Santos Dumond”, trazendo aos alunos a oportunidade de conhecer ainda mais sobre o desenvolvimento tecnológico da indústria aeroespacial no Brasil.

WhatsApp-Image-20160616 (6)

Em sua aula de campo, as turmas do 4º ano visitaram a Fundação Planetário, localizada na Gávea. Apresentando diversas atividades e exposições de modo bastante inovador que integram a astronomia, a educação e a cultura, os estudantes aprofundaram ainda mais os conteúdos de Ciências que aprenderam nas salas de aula.

IMG_2694As turmas do 5º ano, entretanto, aprofundaram-se ainda mais na disciplina de História em sua primeira aula de campo, que foi no Museu da República, localizado no bairro do Catete. Durante a visitação, os alunos participaram de atividades lúdicas e interativas que abordavam temas relacionados ao acervo republicano do museu e a importância da pesquisa e preservação do patrimônio cultural político.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?