Brincar e conscientizar para a educação no trânsito

O INSP, procurando uma forma de conscientizar as famílias sobre o bom uso dos espaços para trânsito de automóveis no Instituto, elaborou o Jogo do Trânsito INSP. Uma forma lúdica de aprender e compreender em família, a forma de organização e regras do trânsito interno no Colégio. O caminho do tabuleiro reproduz o circuito interno de trânsito dos automóveis, percorrido diariamente por muitos pais.

Diariamente alguns problemas teimam em persistir, no que diz respeito ao funcionamento do trânsito interno, como por exemplo a fila dupla onde a mesma prejudica os demais e o estacionamento em locais indevidos. Na maioria das vezes, muitos motoristas não sabem que o fato de descer do carro significa estacionar, o embarque e desembarque deve ser feito com o motorista ao volante, e essa regra é clara pois a intenção é tornar o desembarque e o embarque breves pois geralmente acontece em locais e momentos de grande circulação como rodoviárias, aeroportos, entrada de hotéis e de escolas, como é o caso do INSP.

Atitudes simples como deixar a mochila dentro do automóvel, junto à criança, para não ter a necessidade de abrir o porta-malas, já agiliza o desembarque dando a vez para o colega que está logo atrás na fila: uma atitude de gentileza e de pensar no outro.

No dia da entrega dos jogos, os alunos do INSP realizaram atividades relacionadas ao trânsito e alguns já recortaram e montaram suas peças para brincar logo e descobrir as regras. A proposta foi a de levar para casa o jogo e brincar em família.

 

INS_0667

“É gratificante ver que uma situação que tinha tudo para se tornar cada vez menos administrável, como essa da desordem no trânsito, começa a ser melhorada com bom humor e carinho. A criação de um jogo de tabuleiro foi a solução para a pergunta: Como vamos conversar com os pais da forma mais tranquila e efetivamente resultante? Como as crianças!. Como elas dariam esse recado? Brincando, mas brincando com seriedade! Pensando assim, pesquisamos o que deveríamos comunicar para melhorar essa situação e criamos todas as regras do jogo baseadas nas regras concretas mas sempre abordadas com um viés lúdico. Ver as crianças jogando, se divertindo e compreendendo também que devem ajudar os pais foi realmente gratificante”, explica o idealizador do jogo, José Alessandro, Assessor de Comunicação do INSP.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?