Brincaram de mercadinho e saíram no lucro!

A cada ano, o grau de complexidade das operações matemáticas propostas aos estudantes aumenta. É preciso encontrar formas criativas de ensiná-las de maneira que facilitem a compreensão até que as crianças estejam aptas a realizar cálculos mais elaborados.

Pensando assim, com caixa registradora, moedas e cédulas “de brinquedo” e embalagens de diversos produtos, os alunos montaram um mercadinho fictício que foi por eles nomeado de “Vendas Abertas”. Com essa atividade, as operações de adição e de subtração foram trabalhadas calculando previsão de gastos, totais e trocos.

A importância do brincar é destacada por Bruno Bettelheim*. Ele explica que brincar é uma atividade importante para a criança porque estimula o seu desenvolvimento intelectual, além do que ensina, sem que ela perceba, os hábitos necessários ao conhecimento.

* BETTELHEIM, Bruno. A Good Enough Parent: A book on Child-Rearing. New York: Knopf, 1988.

Colaboração: Prof.ª Neila Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?