Capacitação de funcionários: qualidade no atendimento

Durante o recesso escolar de julho, dando continuidade à formação de pessoal e à qualificação dos serviços prestados, o workshop “Atendimento, todos o tempo todo” foi ministrado ao grupo de funcionários do INSP.

O treinamento foi feito na forma de uma oficina teórico-prática sobre o bom atendimento gerador de satisfação. Os funcionários que participaram puderam descobrir de uma forma lúdica e prática como ampliar a satisfação através do atendimento competente. A qualificação dos serviços prestados pode, e deve, começar pelo atendimento.

No workshop, criado e ministrado pelo Assessor de Comunicação José Alessandro, os participantes puderam conhecer, aperfeiçoar e exercitar temas como: “Como eu sou e gosto de ser atendido?”, “Boca-a-boca na prática”, “Onde e quando acontece atendimento?”, “O momento mágico: empresa vira pessoa!”, “Quem é cliente?”, “Conhecer melhor para atender melhor”, “Porque atender bem?”, “Escala do atendimento”, “Aguçando a percepção”, “A mensagem da água”, “Comprometimento em uma nova época” e “Orgulho em atender bem”.

Os funcionários puderam aprender de maneira lúdica e dinâmica os conceitos do bom atendimento e os porquês de utilizá-los no dia-a-dia. Em um dos momentos do workshop, os presentes puderam conhecer e usar um aparato lúdico que promete ajudar a saber como lidar com todo e qualquer cliente. Na verdade, o apetrecho faz o usuário dar-se conta de que para atender bem há um pressuposto básico e inicial: colocar-se no lugar do outro.

Os participantes puderam compreender o diferencial de um bom atendimento interpretando e vivenciando cenas de bom e mal atendimento sob um olhar crítico desenvolvido ao longo do workshop. 

O workshop também apresentou ao grupo a “Escala de Encantamento” criada a partir da relação entre três pilares: tipos de atendimento, intensidades de percepção da marca e tipos de clientes. Técnicas de comunicação foram aplicadas com exercícios dinâmicos proporcionando que os grupos percebessem o quanto tudo comunica: olhar, roupa, postura, fala, caminhar e até o “parar”.

Alguns depoimentos:

“Esse tipo de evento é muito importante pois pude ver o quanto é gratificante um bom atendimento. Eu já pratico muitas coisas que foram abordadas, mas sempre podemos aprender mais com as novas mudanças do cotidiano. O palestrante abordou tudo que vivenciamos no dia a dia de um jeito bem irreverente. Foi muito bom, recebemos mais motivação para continuarmos cada vez melhor.” – Valdemy, diciplinario.

“Eu sou recepcionista do INSP e a palestra foi muito interessante por que mostrou o quanto é importante ter satisfação do nosso publico alvo e ensinou a atende-lo e uma forma mais agradável. A palestra foi muito boa pois, além de nos ensinar nos divertiu com uma pequena apresentação teatral sobre atendimento.” – Danúbia, recepcionista

“Aprendi que o funcionário faz a imagem da instituição. Quando alguém a procura, o primeiro contato acontece quando o cliente chega para solicitar uma informação. Em função desse contato o cliente cria uma imagem associando a pessoa que lhe prestou o atendimento ao serviço da empresa.  Por isso a importância de cativar o cliente e mantê-lo satisfeito. Quero parabenizar o INSP  e o palestrante pelo treinamento pois é importante o atendimento de excelência na instituição”. – Ana Ruth, secretária escolar

“Com base no que foi falado e mostrado no treinamento, chegamos conclusão de que o bom atendimento é essencial para qualquer   instituição como um diferencial qualitativo e também de que o trabalho em equipe gera um bom atendimento.” – Priscila, Mirian e Fernanda, disciplinares

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.