Celebrações da Semana de Páscoa

O Insp realizou na última quarta-feira, 24 de abril, as celebrações de páscoa. A primeira missa foi realizada às 7h30min, para alunos do 2° ao 5° anos do Ensino Fundamental, celebrada pelo Padre Lídio.

Ele lembrou que a Páscoa de Jesus deve durar por muitos dias, por tanto não é necessário que tenha uma data específica para celebrarmos. Falou da transformação constante em que vivemos e da importância da páscoa para o calendário católico.

Os alunos do 4° ano interpretaram um poema sobre a ressurreição de Jesus Cristo.  “Os corpos  ressuscitados  são sementes que  engravidam  o futuro”. O Padre fez a explicação desta frase, dizendo que o futuro é a vida eterna e que Jesus não veio para julgar, ele veio para nos salvar. No momento das ofertas, além do vinho e o pão, os alunos ofertaram girassóis.

No momento eucarístico, os estudantes que fizeram a 1ª comunhão no domingo anterior foram os primeiros convidados à eucaristia, reforçando a importância desta nova fase de vida.

A segunda missa aconteceu às 9h30min para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, celebrada também pelo Padre Lídio.

“A páscoa é a vitória da vida sobre a morte. A grande novidade é que Jesus ressuscitou. Quem crê nele tem a vida eterna, não se deve crer no homem, mas sim na palavra. O seu objetivo é de transformar e salvar.”  Padre Lídio

Junto aos jovens o celebrante falou sobre o uso das redes sociais para a divulgação  da palavra de Deus.

No dia 25 de abril, aconteceu a Celebração para o 1° ano no Ensino Fundamental. Por se tratar de uma turma com crianças menores, a celebração foi realizada na sala multiuso, com os alunos reunidos em roda sobre um grande tapete com pão, suco de uva, uvas e flores para representar a Santa Ceia. Música, vídeo e histórias contaram a morte e a ressurreição de Cristo.

Para demonstrar como Jesus fez com os apóstolos, as crianças tomaram o suco de uva como representação do vinho, e comeram o pão que foi partilhado por todo o grupo.

Finalizando as celebrações, dia 26 de abril a Educação Infantil foi levada ao Coliseu, Onde foi realizada uma encenação da santa ceia, com a partilha do pão entre os apóstolos.

Na sala de aula os pequenos receberam lembranças em forma dos símbolos da páscoa.

O cordeiro: A atitude de Moisés que sacrificou um cordeiro em agradecimento a Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. E do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.

Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?