Cerimônia de Conclusão do Ensino Médio

A quarta-feira, 18 de dezembro, foi marcada pela alegria e emoção durante a Cerimônia de Conclusão do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Piedade. Famílias, Irmãs, estudantes e professores lotaram o Coliseum para juntos acompanharem mais uma conquista escolar dos jovens.

Após a abertura oficial, realizada pela diretora do Colégio, Irmã Teresa Leite, os estudantes receberam uma benção do Padre Lídio dos Santos, Capelão do Insp.

Dando continuidade à Solenidade, a emoção tomou conta do Coliseum, sendo demonstrada com sorrisos e lágrimas dos alunos durante o momento dos discursos dos paraninfos e colegas de classe e homenagens aos Pais e Responsáveis, Mestres e Funcionários, reunindo momentos vividos pelas turmas ao longo do ano.

ZLE_8418

Irmã Teresa Leite, diretora do Insp, recebe flores e uma placa homenagem das mãos de uma formanda durante Colação de Grau do Ensino Médio


Discurso: Coordenador do Ensino Médio Gabriel Morse

ZLE_8550

Coordenador do Ensino Médio, Gabriel Morse, durante seu discurso

Boa noite a todos! Aos convidados, aos funcionários, aos professores, às irmãs e, principalmente, aos alunos que hoje completam mais um ciclo educacional e em breve adentrarão as universidades e estarão aptos a fazerem a diferença.
Com cidadania e dotados de senso crítico, transformarão a nossa realidade e difundirão o jeito piedade de educar pelas mais diferentes trajetórias; no entanto, todas voltadas para um único fim: o sucesso.
“Lutar com palavras é a luta mais vã/ Entanto lutamos, mal rompe a manhã”, escreveu Carlos Drummond de Andrade. Chamo o poeta porque ele sempre me ajuda a iniciar um texto quando tenho dificuldade de encontrar o que dizer – dificuldade, neste caso, provocada pela emoção e também pela responsabilidade a que fui incumbido. Mesmo lutando todos os dias com as palavras, como professor e coordenador, sou um eterno aprendiz. Aliás, estamos sempre aprendendo. Nós, professores, buscamos todos os dias novos conhecimentos para transmitir aos alunos e também para realização pessoal. Jamais paramos. Jamais vocês pararão.

ZLE_8452

Estudante emocionada durante discurso

Não podemos transformar esse momento num instante de pesar e de despedidas! Esse momento é de celebração! As formalidades existem, mas o olhar orgulhoso de cada responsável e o sentimento de dever cumprido de cada formando nos traz a certeza de que a alegria é uma característica dessa turma.
Saibam que esses quatro anos de convivência, sendo três anos do Ensino Médio, foram de muito aprendizado, não digo somente o aprendizado acadêmico ao qual se empenharam, digo um aprendizado complexo, amplo e recíproco. Pois aprendemos, ou melhor, aprendi muito com vocês! Tenham absoluta certeza de que todas as nossas conversas não foram em vão, pois eu tenho essa mesma certeza e sei o quanto a maturidade e o teor democrático afloraram e caracterizaram essa turma.
É uma turma de biomédica? Uma turma de exatas? Uma turma de humanas? Não sei precisar. Sei afirmar que estive junto de pessoas fantásticas e com individualidades brilhantes. Nunca duvidem do potencial de vocês! Eu sou testemunha de tudo isso! Confio em vocês e dessas cadeiras sairão profissionais brilhantes.
Os desejos de todos são os melhores possíveis… sonhos construídos ao decorrer de anos, participação efetiva das famílias, cuidado e zelo do INSP. Nada faltou e jamais faltará! Sei que sucesso, reconhecimento e boa remuneração, por que não? Não saem do pensamento de vocês. Mas quando tudo parecer difícil e longínquo, serão as lembranças desses dias que passaram juntos na sala de aula e o orgulho de todos nós que farão cada um seguir em frente e continuar incessantemente a busca pelo ideal.
Acreditar, animar, motivar, estudar, persistir… tantos verbos de comando passam pela minha cabeça e várias sugestões eu teria de todos aqui presentes, mas prefiro que ouçam o coração de vocês. Ele sempre estará correto, você decide o melhor caminho e os melhores não podem trilhar outro caminho que não seja a excelência como alunos, profissionais e cidadãos.
Parabéns! Sejam felizes, realizados; sejam vocês!

Trechos dos Discursos dos Formandos

 

ZLE_8404

Alunos: Bárbara Bérgamo e Gabriel Chagas, Oradores de turma.

Certamente não seremos imortais, pois em nosso mundo absolutamente nada consegue ser! Mas a cada ano, bimestre, semana, dia e tempo de aula decorrido, tínhamos a eterna certeza de que, sem sombra de dúvidas, o que existe entre nós é, e sempre será, infinito. Em agradecimento aos pais, professores, funcionários e todos os outros aqui presentes que foram essenciais em nossa jornada, dedicamos essa vitória ao carinho e sacrifício de cada um de vocês. Sentimentos estes que podem ser simplesmente resumidos em amor. Com seus diferentes tipos e intensidades, mas sempre amor.

 

 

ZLE_8460

Alunos: Vitor Elias e Leonardo Salles com o Paraninfo, prof Anderson Moreira (ao centro).

Caro Anderson, “O Hugo”, sinto-me honrado em representar a turma para te homenagear. Afinal, você foi muito especial para nós, acompanhou nossa turma durante esses três anos difíceis de pré-vestibular. Construímos uma admiração muito grande por você, não só como professor, mas como pessoa também e posso dizer que foi uma honra pra nós ter te conhecido e participado disso tudo com você nesses 3 anos, assim como é uma honra pra mim estar representando a turma nessa homenagem!

 

ZLE_8471

Alunos: Ariel Pontes e Henrique Nagem, discursaram na homenagem aos Pais e Responsáveis.

Finalmente chegou o grande dia, o dia em que acaba um ciclo e se inicia uma fase, um momento no qual a responsabilidade e a maturidade são marcos essenciais. Porém, o que seria de nossa formação sem os nossos pais? Como saberíamos o que é certo ou errado sem eles? Quais seriam nossas bases se não estivessem nos apoiando? E, principalmente, o que seriam de nós sem castigos e brigas? Mas para todas essas perguntas só existe uma resposta: Nosso Diploma.

Pequenas palavras que tornam vocês nossos heróis e nosso orgulho. Hoje, não entendemos por que ficamos de castigo ou não podemos sair, mas como já dizia minha mãe “Quando você tiver seu filho, entenderá cada motivo”. Porque de uma coisa temos certeza é que nós amamos vocês e queremos agradecer por tudo.

 

ZLE_8478

Alunas: Juliana Oliveira e Lethicia Ramos, durante a homenagem aos Mestres.

Ser professor não é fácil, pois é difícil ensinar até mesmo o que é importante aprender. É complicado ser educador, pois se conviver com pessoas diferentes já é uma tarefa complicada, com pessoas em construção é ainda mais difícil. Mas saibam, que sem vocês, mestres, nada teríamos e seríamos. A tarefa de vocês, vai muito além da sala de aula: vocês conseguem transformar alunos em cidadãos. Vocês fazem parte de todo sucesso. Vocês fazem parte de cada vitória. Todo grande engenheiro, médico, mecânico… deve seu sucesso a um bom professor, assim como vocês. Somos muito gratos a vocês, pelo exemplo de dedicação, doação, de dignidade e de amor . Mestres, MUITO OBRIGADA!

 

 

 

 

ZLE_8495

Lívia Brito e Tathiane Martins, homenageando os funcionários do Insp

Os funcionários fazem a escola não apenas uma instituição de ensino, mas nossa segunda casa e o lugar de nossa família. Foram esses, responsáveis por todo o bem e dádivas que aqui conseguimos, e, por isso, merecem espaço não só hoje, mas para sempre em nossos corações e lembranças. Deixamos aqui, então, toda a nossa gratidão a vocês funcionários que sempre se mostraram pacientes com nós alunos e pais.
Muito obrigada, Mirian, Maria Fernanda, Valdemir, Marcos, Rosane, “tias da limpeza” e aos demais que fizeram parte do nosso dia a dia. Vocês nos marcaram!

 

Seguindo os trâmites com o Cerimonial padrão para a Colação, a Solenidade teve seu fim com capelos voando, jovens com sorrisos contagiantes e muitos abraços apertados. Marcando assim um emocionante momento de despedida aos estudantes que encerraram mais uma etapa de suas vidas e agora partem para outras novos rumos.

 

ZLE_8607

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?