CIANSP: há 126 anos multiplicando o bem!

Há 126 anos, no dia 28 de agosto de 1892, o então Padre Domingos Evangelista Pinheiro fundou, aos pés da Serra da Piedade, em Caeté/MG, a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, a CIANSP. O exemplo e a história ficaram registrados no DNA da Congregação que tem, em suas escolas, a forte marca da acolhida. Afinal, essa marca está presente desde o surgimento da Congregação quando um grupo de meninas resolveu seguir a missão educacional do religioso. Elas faziam parte das inúmeras crianças acolhidas por Monsenhor Domingos no Asilo que recebia filhos de escravos libertos pela Lei do Ventre Livre. Assim, nasceu a obra que hoje expande-se pelo Brasil com escolas, creches, asilos, obras sociais, além do Recanto Monsenhor Domingos.

Em comemoração à data, o INSP começou o dia com homenagens às Irmãs, que proporcionam uma educação de qualidade e fé, além do acolhimento tão prezado na escola. O INSP Max, Ensino Fundamental II do INSP, participou de um momento de oração no Coliseum, onde o coordenador Luiz Fernando Queiroz destacou os frutos da CIANSP no colégio, como os 75 atletas que participam de jogos dentro e fora do Instituto e os classificados para a OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática. Representando as Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, Irmã Jéssica Luana Souza e a Irmã Neuza Cota, que foi a 1ª Diretora do INSP Jacarepaguá, também falaram um pouco sobre a data. “Me orgulho muito de ver o quanto nosso colégio cresceu e como a participação de vocês influencia ainda mais nesse crescimento”, relatou a Irmã Neuza.

E as cerimônias não acabaram por aí. A Educação Infantil – INSP Kids – cantou e discursou na Capela, ao som da música “Cantiga do Monsenhor”, da Irmã Jaqueline Maria da Cruz e interpretada pela professora Larisse Vieira.

O INSP Júnior, Ensino Fundamental I do Instituto, também surpreendeu as Irmãs com uma canção composta pelo professor de Música Márcio Chaves, que, com o coro das crianças, emocionou as religiosas, que agradeceram muito pela lembrança e reafirmaram seu compromisso com a educação de crianças e adolescentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.