Contextualizando a aprendizagem, as experiências práticas são uma poderosa ferramenta para engajar os estudantes na construção de saberes e simplificar a assimilação do conhecimento teórico.
Em uma aula de Ciências, o professor André Ribeiro propôs uma estratégia que movimentou a curiosidade dos alunos do do 6º ano acerca das roldanas, tipos de rodas utilizadas em máquinas para direcionar a força feita sobre determinados objetos por meio de um cabo, de modo que seja possível desviar a trajetória e, até mesmo, levantá-los.
Manipulando um experimento simples, os jovens entenderam os conceitos que fazem esse mecanismo funcionar e porque ele é tão útil em diferentes áreas da sociedade que atuam com levantamento dos pesos, a construção civil e as academias de ginástica.
“A aula prática constitui um importante recurso no processo de aprendizagem no ensino de Ciências, ainda mais, quando se discute, como as roldanas diminuem a força necessária para erguer objetos. A experimentação, alia teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno”, explica o professor André.