Circuito de Palestras para o Ensino Fundamental II

Durante o Ensino Fundamental II, os alunos vivem o início da adolescência que é, sem dúvida, uma época de grandes descobertas, de mudanças e de crescimento pessoal.  O INSP, ciente da importância dessa fase da vida, proporcionou a seus alunos um ciclo de palestras abordando os assuntos específicos de cada ano do Ensino Fundamental II. Ministradas pela pedagoga e comunicadora Rosângela Fátima Silva de Almeida, as palestras abordaram questões específicas para cada faixa etária.

Dia 02 de julho, foi o dia das turmas de 6º, 7º e 8º anos. A palestra para o 6º ano teve como tema “Disciplina e plano de estudos: como estudar?” mas também abordou outros assuntos como “Nem criança, nem jovem, nem adulto, Adolescente com muita honra!”, “Internet, redes sociais, TV, celular”, “Como proceder em sala de aula”, “Como organizar o tempo de estudo”, “Adjetivar a vida” e “Em busca de algo mais…”.

Para os alunos do 7º ano, o tema principal foi “Adolescência e seus compromissos com o estudo e a disciplina”, passando por assuntos como “As dificuldades na qualificação do tempo dedicado ao estudo costumam surgir com maior frequência na puberdade”, “Adolescência: modificações significativas, como a transformação do corpo, o aumento do interesse pelo sexo oposto e a construção da identidade”, “Muitos alunos não entendem por que têm de estudar tanto se existem coisas mais interessantes a sua volta”, “O ambiente em casa deve valorizar o conhecimento e permitir que o estudante estabeleça a ligação entre os conteúdos aprendidos na escola e o mundo real”, entre vários outros de interesse comum dessa faixa etária.

“O crescimento e suas responsabilidades” foi o título da palestra para o 8º ano. “Primeiros sucessos, primeiras derrotas”, “Conflitos administrados”, “Socorro, estão me proibindo!”, “Ajude seus pais e professores a ajudá-lo”, “A idade das grandes descobertas: a descoberta de você mesmo, do outro e do corpo”, “Cuidado com a moda!”, “Nunca deixe de fazer perguntas”, “Projeto de vida: seus sonhos e aspirações” foram alguns dos temas abordados no encontro.

No dia 03 de julho, as turmas do 9º ano participaram da palestra “Ensino Médio de ponta, qualidades institucionais e novas responsabilidades” onde vários títulos fizeram o interesse dos alunos. “Agora, é com você!”, “Deixei de ser criança”, “Livres, para quê?”, “O que é mais importante na escolha da minha escola? Qual é a escola ideal?”, “Aprender a conhecer, a aprender, a fazer, a viver, a pensar, a ser”, “A capacidade de autonomia, de discernimento e responsabilidade pessoal”, “Alguém com algo mais – Demais não é algo mais”, “Mais do que apenas um corpo” e “Tenho algo a dizer ao mundo” foram apenas algumas das questões abordadas.

 

Um comentário sobre “Circuito de Palestras para o Ensino Fundamental II

  1. mara

    SOU orientador PEADGÓGICO DE UMA ESCOLA municipal e estamos com problema de indisciplina no 8º ano gostaria de saber qual é a possibilidade de trazer essa palestra do ano citado, qual é o valor e como devo agilizar para que isto aconteça.obrigada.
    aguardo anciosamente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?