Conscientizar para entender que não existe jogar fora

“Sob o ponto de vista do planeta, não existe jogar fora”, com essa frase o jornalista e ambientalista André Trigueiro nos faz refletir sobre nosso hábito diário de “jogar fora” o que não nos serve mais. Uma parceria entre escola, professores, alunos, famílias e uma empresa especializada em coleta de lixo eletrônico ajudou a conscientizar mais ainda a comunidade educativa do INSP.

Lixo eletrônico ou E-lixo são detritos ou peças inteiras provenientes de equipamentos eletro-eletrônicos, incluindo celulares, computadores, impressoras etc. O lixo eletrônico causa um grave problema para o meio ambiente pois consome uma enorme quantidade de recursos naturais em sua produção. Um único laptop, por exemplo, exige 50 mil litros d’ água em seu processo de fabricação.  Além disso, se considerarmos que a vida útil desses equipamentos é cada vez mais curta.

Preocupado com o descarte incorreto deste tipo de lixo, o INSP, em parceria com os professores José Henrique (APEA), Marcela (APEA) e Liliane Gusmão (Informática), desenvolveu o projeto LIXO AMBIENTAL. Durante dois meses, alunos trouxeram computadores, celulares, pilhas, baterias e vários lixos eletrônicos para serem descartados de forma correta. A coleta teve o apoio da Info Ambiental, uma empresa especializada um recolher e reciclar este tipo de material.

Nessa primeira ação foram recolhidos 15 monitores, 50 celulares, 5 torres CPU, 4 Notebooks, 2 Tablets além de Cabos, teclados, mouses, baterias, telefones sem fio, pilhas, vídeo cassete, aparelho de DVD e outros lixos eletrônicos.

Quem gostou da iniciativa e quer participar pode doar seu lixo eletrônico para  Info Ambiental. Informe-se no site www.gusucatas.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?