Como a vivência da pandemia afetou o cenário educacional

Questões que afligem milhares de famílias com filhos em idade escolar nos tempos da pandemia foram abordadas na live INSP 2021: sua conexão com o sucesso. No evento, a Superiora da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade e diretora do colégio, Madre Teresa Cristina Leite, esclareceu as dúvidas mais comuns em relação à vida escolar de crianças e jovens diante da COVID-19. As questões apresentadas pelas equipes de coordenação, secretaria e comunicação do colégio foram selecionadas a partir das demandas das famílias.
Com uma fala calma e consciente, Madre Teresa conseguiu tranquilizar tanto os responsáveis que optaram pela volta ao regime presencial quanto os que preferiram manter o distanciamento social. “Como escolher o melhor para meu filho e, ao mesmo tempo, respeitar o coletivo? O caminho é o da sabedoria, cada família deve olhar com amor para seu lar e entender qual modelo atende melhor às suas necessidades. Ter discernimento, centrar a cabeça e ouvir o coração é o mais importante”, orientou ela.
Ver de novo os espaços do colégio ocupados pelos estudantes foi motivo de muita alegria e emoção para todos os membros da família INSP. A experiência da pandemia ensinou muito e foi uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços entre família e escola. “As coisas deram certo e continuam dando porque nossa relação é baseada na confiança e na verdade”, disse Madre Teresa.
A diretora aproveitou o encontro, que reuniu mais de 300 espectadores, para falar sobre novas parcerias como o Sistema Ari de Sá e a GVDasa, sistema acadêmico de ponta utilizado pelas maiores redes educacionais do país. A primeira reforça a excelência acadêmica do Instituto em todos os segmentos. Já a segunda dará mais agilidade e eficiência aos trabalhos da secretaria e tesouraria.
Em sua mensagem final, Madre Teresa lembrou a importância do respeito ao próximo. “Para voltar ao presencial tem que abrir mão de festas, passeios e outras exposições arriscadas. Não vamos relaxar, não nos cansemos de perseverar no caminho certo. Vamos cuidar da vida, sempre. Amanhã, o Dia da Consciência Negra nos remete ao início da nossa fundação e à missão de educar o ser humano para a vida”, despediu-se, fazendo uma oração à Nossa Senhora da Piedade.
O relações-públicas da Rede Piedade de Educação, José Alessandro, mostrou as soluções pedagógicas e eventos promovidos pelo colégio para garantir o desenvolvimento integral de seus estudantes no ano letivo de 2020. As mensagens de gratidão e os elogios que os responsáveis fizeram questão de registrar no chat da reunião reafirmaram que o INSP cumpre, com louvor, sua missão de educar com excelência, acolhimento e muito amor!

Assistindo à transmissão, você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

1 – Muitos pais perguntam: por que nós escolhemos voltar às aulas presenciais nesse finalzinho do ano?

2 – Em relação a 2021, como fica esse retorno? Volta ou não volta? Que experiência tivemos?

3 – Pandemia, incertezas, medos… Qual foi a maior inspiração da Congregação para se fortalecer e manter a escola unida?

4 – Como nossos alunos precisavam desse retorno… mas tudo isso que vivemos nos trouxe preocupação. Quais são os riscos de retornar e de não retornar? O que a senhora observou?

5 – Diante de tudo isso, qual o papel da escola nesse novo cenário?

6 – Observamos, em um dia de trabalho, que a senhora estava em Itaipava, pela manhã, para uma reunião. À tarde, a senhora estava em Santos Dumont e, à noite, em Belo Horizonte. Parece até que a senhora tem superpoderes! O que pode nos dizer sobre isso?

7 – Mais do que nunca, precisamos unir forças. Que parcerias a escola buscou nesse momento?

8 – Nós retornamos no sistema híbrido, que é a modalidade de estudo on-line e presencial, com rodízio semanal. Cada família decidiu pelo retorno presencial ou não do filho. Os pais me perguntam muito sobre como será o rodízio em 2021. Permanecerá da mesma forma?

9 – O Papa Francisco fala muito sobre a “casa comum” e os cuidados com o meio ambiente. Nesse sentido, quais são as preocupações da escola?

10 – A Educação Infantil mexe com a afetividade, com a socialização e com o cuidado. O que a senhora vê de gratificante nesse retorno?

11 – Desde março, nós sabemos que a Congregação não mediu esforços para o investimento no ensino remoto e híbrido. Quais foram os investimentos que a escola fez?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?