Como os estímulos favorecem a construção da aprendizagem?

O desenvolvimento infantil ocorre integrando as diversas áreas de conhecimento e aspectos: cognitivo, psicomotor, social, emocional e a linguagem, onde uma estimula e alimenta a outra.  O INSP Kids dedica atenção especial ao estímulo do desenvolvimento psicomotor e da linguagem, que estão diretamente associados ao ler e escrever. No Projeto Expoletra, os alunos do Pré 2 são encorajados a realizar a escrita espontânea de palavras. Algumas já são conhecidas de textos previamente trabalhados. Outras, são exploradas a fim de estimular o pensamento sobre as letras e seus sons.

“É muito importante que, além de ensinarmos e trabalharmos o som das letras para a formação das palavras, a criança aprenda a realizar a movimentação correta das letras”, explica a professora da turma, Thaís Reuters.

Envolver a criança em tarefas sensoriais, como formar as letras com massinha, traçar as letras no pratinho com farinha antes de realizar a escrita com lápis e papel, pode ser muito enriquecedor já que, assimilado o movimento correto, ela tem mais facilidade e destreza na escrita. A parceria entre a família e a escola é fundamental para oferecer os estímulos necessários e na dose certa, especialmente  durante o período de atividades remotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?