Como você está se sentindo?

Como descrever os sentimentos vivenciados ao longo do dia? Esse foi o desafio que a psicóloga escolar Bruna Novaes apresentou aos alunos do INSP Total, o turno integral do INSP, nos projetos Conviver e Roda de Conversa. Por meio de um gráfico pizza, as crianças fizeram a setorização dos sentimentos, dividindo o desenho de acordo com o que experimentaram durante o dia. Enquanto uns desenhavam sensações imediatas, como alegria e preguiça, outros se aprofundaram, pintando o gráfico com várias cores.

“Atividades como essa nos ajudam a identificar quais sentimentos estão presentes no nosso dia a dia. Se percebemos algum que não nos faz bem, conseguimos trabalhar para melhorar”, explica a psicóloga.

Em seguida, os alunos foram questionados sobre como foi falar o que sentiam e praticaram uma dinâmica, no qual foram instigados a comerem um  pirulito com os braços abertos, o que só foi possível a partir do momento em que um participante ofertava o doce ao seu colega de atividade.

“A ideia é ajudá-los a perceber que não é sempre que conseguimos fazer algo sozinho, pois precisamos da ajuda do próximo para executar certas tarefas cotidianas”, explicou Bruna.

O projeto Roda de Conversa faz parte do Programa A Grande Conquista, que fundamenta o diferencial educacional da Rede Piedade de Educação. Nele, os estudantes podem, em um bate-papo conduzido pela profissional, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências e vivências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.