Ensino Integral

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I

 

INSP TOTAL: o nome do nosso Turno Integral!

No Instituto  Nossa Senhora da Piedade, o Turno Integral é especial. Tão especial que tem nome próprio: INSP Total!

O INSP Total tem como base os pilares do “Jeito Piedade de Educar”: a inteligência, a sensibilidade, a memória e a vontade.
No INSP, o turno integral é uma opção oferecida para toda Educação Infantil – INSP Kids – e aos anos iniciais do Ensino Fundamental – INSP Júnior.
Oportunizar ao educando a possibilidade de se desenvolver e relacionar de forma harmoniosa, através da convivência com o outro é um dos objetivos do INSP Total para criar um espaço acolhedor onde o aluno possa crescer feliz.
O INSP TOTAL surge como um suporte para a família e a certeza de que os filhos estão recebendo boa orientação nos estudos e nas atividades desenvolvidas.
A arte viabiliza o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção e da imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na apreciação de obras produzidas por diferentes artistas. A prática artística incentiva o relacionamento de maneira criativa consigo mesmo, com os outros e com as outras áreas do conhecimento.
Objetivos:
  • Valorizar as produções dos artistas, as de autoria e a do outro;
  • Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
  • Perceber as diversas modalidades artísticas e seus gêneros através da música, do teatro, da arte e da dança;
  • Explorar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais para o fazer artístico;
  • Favorecer o crescimento cultural do aluno;
  • Promover a ampliação de técnicas e conhecimento plástico através de vivências e de atividades corporais e dinâmicas.

 

Ter saúde não é só cuidar do corpo, mas também da mente e do ambiente, do seu entorno, de ter condições de estudar de forma adequada, de conviver e socializar, de cuidar da higiene corporal, mental e ambiental, é ter autoconhecimento e educar-se emocionalmente e, em caso de doença, ter condições de recuperar seu estado salutar ideal.

Objetivos:

  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo;
  • Promover bons hábitos alimentares;
  • Incentivar uma alimentação variada e saudável;
  • Favorecer as práticas de higiene corporal e bucal nas tarefas diárias;
  • Compreender a necessidade de bons hábitos, rotina e saúde do sono;
  • Conhecer as transformações biológicas e necessidades fisiológicas do corpo humano;
  • Contribuir para o autoconhecimento do aluno;
  • Identificar as principais doenças causadas pela precariedade ou ausência de higiene e suas consequências;
  • Valorizar a positividade do pensamento como forma de higienização mental;
  • Mostrar a importância de ambientação em um espaço limpo, arejado e bem cuidado para a saúde, o estudo e o descanso da mente e do corpo.

A importância da introdução e da estimulação de uma alimentação saudável, com ingredientes variados para as crianças, é a fonte principal da arte culinária do Mini Chef. Na experimentação e preparo das receitas, os alunos degustam novos sabores e paladares e aprimoram conceitos linguísticos e matemáticos com a supervisão das professoras, respeitando gostos e prazeres culinários, além de aprenderem as boas maneiras e etiqueta à mesa.

Objetivos:

  • Estimular uma alimentação mais saudável e com maior variedade de ingredientes;
  • Incentivar a experimentação de novos sabores e alimentos;
  • Ampliar o paladar dos alunos;
  • Promover a arte culinária e o prazer em se alimentar e em preparar a receita para o outro;
  • Ensinar as boas maneiras e etiqueta à mesa durante as refeições.

Visando essencialmente a prática da humanização, o projeto oportuniza o aprendizado de valores como base para a formação do cidadão, permeando questões como o respeito, a partilha e a interação na socialização da criança com seus pares.

Objetivos:

  • Participar na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros;
  • Expressar e manifestar o controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas;
  • Identificar algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação;
  • Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo com reciprocidade;
  • Auxiliar o aluno em seu processo de humanização e valorização pela vida;
  • Incentivar a harmonização de suas relações intrapessoais e interpessoais.

 

Organização da rotina de estudo diária, com realização dos deveres de casa e exercícios de fixação e revisão, além do reforço específico para o aluno, de acordo com os indicativos de rendimento escolar.

O Estudo Dirigido é diário e as atividades gráficas e dinâmicas são planejadas de acordo com os conteúdos direcionados pela Escolaridade, sendo revisados na semana seguinte a cada lançamento. Nas semanas de avaliações (testes e provas), as atividades revisionais são intensificadas, visando ampliação da rotina e hábito de estudo.

Objetivos:

  • Organizar a rotina de estudos;
  • Realizar as tarefas de casa com a supervisão da professora;
  • Estimular o aluno à realização autônoma dos deveres de casa;
  • Ampliar a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula;
  • Fomentar no aluno a habilidade de pesquisar e buscar respostas para as soluções das tarefas diárias;
  • Incentivar o cuidado, a organização, a qualidade dos materiais e da letra  na realização das atividades gráficas.

Vem pro INSP Total e faça parte dessa família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.