Ensino Médio – Da 1ª a 3ª série

 

O Currículo está pautado num projeto pedagógico abrangente e engajado nas transformações educacionais, oferecendo um curso que possibilita ao aluno uma formação humana e acadêmica, privilegiando a construção individual e coletiva do conhecimento, sistematizando saberes e gerando satisfação pessoal, vislumbrando o aprofundamento do conhecimento cientifico e o desenvolvimento da criatividade, da autonomia, da ética e da solidariedade.
O projeto é humano e relacional e encerra em si um comprometimento com o saber, proporcionando um coerente processo de ensino-aprendizagem e uma participação crítica e reflexiva do aluno, que diante de perspectivas essenciais de futuro, é capaz de chegar à vida universitária, profissional e pessoal comprometido com seu tempo e maduro diante dos desafios.
O desenvolvimento dos programas e projetos visa à formação básica do cidadão, mediante:
1.     Semana de Profissões: profissionais de diferentes competências e ramificações de atuação palestram aos alunos sobre a carreira acadêmica e as formas de ingresso no mercado de trabalho.
2.     Visitação às Universidades: anualmente, os alunos visitam o campi de uma renomada Universidade para observarem e vivenciarem o cotidiano acadêmico do Ensino Superior.
3.     Acompanhamento Emocional: periodicamente ocorre treinamento com psicólogos, a fim de buscar a motivação e o equilíbrio emocional nas avaliações e nas provas dos vestibulares e do Enem.
4.     Feira Cultural: os alunos transformam a teoria acadêmica em prática, isto é, os projetos multidisciplinares desenvolvidos durante o ano letivo são expostos à comunidade acadêmica.

 

Ensino Forte

O INSP fornece aos seus alunos as melhores instalações físicas e um moderno acervo de livros para promover um ensino forte e significativo.

Preparar para o futuro. Objetivo sedimentado nos pilares da junção entre formação acadêmica e formação humana.

Elos definitivos

Característica marcante dos alunos do Instituto Nossa  Senhora da Piedade é o acolhimento. A amizade norteia o comportamento e o companheirismo faz com que os alunos sigam juntos o caminho do sucesso.

ZLE_8058

Educação Atual

Cidadãos críticos e capazes de efetuarem as escolhas corretas, este é o princípio do INSP.

Vislumbrando o enriquecimento dos conhecimentos transmitidos e atualizando as vertentes do mercado de trabalho, profissionais de notório destaque são convidados para informarem,  desmitificarem e responderem as dúvidas dos nossos alunos acerca das suas atuações.

Dentre os profissionais participantes, destacamos: engenheiro, magistrado, professores, jornalista, publicitário, biólogo, médico e veterinário.

Palavras de Confiança

“A Carolina estuda no INSP desde sua inauguração, entrou aos 2 anos, ainda usava fralda. Agora, já cursa a 2ª série do Ensino Médio. Ela permanece na escola, porque amamos a instituição e gostamos do trabalho que é realizado. Confiamos no esforço do INSP em manter um nível de ensino cada vez melhor. Fico feliz por minha filha ser amada e conhecida na escola.”

Aluna: Carolina Paula da Silva Teixeira / Pais: Paulo e Cristina

 

“Desde o primeiro, no INSP, encontrei carinho, bom ambiente, preocupação de todos com a formação intelectual e do caráter dos alunos. O INSP sempre foi a continuação do meu lar. Por isso a formação no INSP.”

Alunas: Aline de Azevedo Pereira e Camile de Azevedo Pereira / Pais: Milton e Rosiléa

 

“A vida, às vezes, nos põe diante de mudanças que não programamos. Pensamos: qual seria a solução ideal? Retornar à família INSP – ‘A escola onde seu filho faz a diferença’ – soou como uma oportunidade interessante. Só houve referências positivas: alunos felizes, pais satisfeitos, muita organização e ambiente fraterno. Pois bem, em poucos meses o nosso filho Henrique Nagem está estimulado e feliz. A motivação e envolvimento com o estudo deu um salto qualitativo.”

Aluno: Henrique Nagem D. da Silva / Pais: Marcus Vinícius e Vania

O programa que fundamenta o diferencial educacional

do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

 

Saiba mais sobre os projetos do programa A Grande Conquista no INSP Vest:

 

ENSINO MÉDIO

EM_RETROVEST

Retrovest

Tem o intuito de proporcionar um meio de desmitificar as questões cobradas no Enem e nos exames vestibulares de maior concorrência no âmbito do Estado do Rio de Janeiro e dos principais centros acadêmicos. Por isso, a construção de um suplemento que totaliza ao longo do Ensino Médio com 48 propostas de Redação, mais de 2.000 questões que abrangem as disciplinas de Português, Literatura, Inglês, Espanhol, Matemática, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Física, Química e Biologia e ampla abordagem explicativa de conteúdos específicos de cada disciplina e abrangendo o espectro transdisciplinar.

EM_EMPREENDER

Pensar, Planejar e Empreender

É uma oportunidade motivadora para os alunos do INSP demonstrarem criatividade e liderança. Demonstra como o empreendedorismo é capaz de superar momentos de crise e agrupar diversos saberes. Os alunos das três séries do Ensino Médio desenvolverão produtos e serviços, firmarão parcerias, convidarão os responsáveis interessados e apresentarão uma feira inovadora em que a culminância é devolver à comunidade as competências e habilidades desenvolvidas em forma de benfeitorias e planejamento social.

EM_REDAÇÃONOTA1000

Projeto Redação Nota 1000

Escrever é mais que um conhecimento propriamente, é uma habilidade, é uma prova de sintonia com o mundo em que vive e saber se expressar diante dele. O aluno deve ter o senso crítico aguçado e usufruir do poder maior de se fazer ouvir. Logo, uma boa produção textual não apenas permitirá o ingresso às universidades, mas será sempre uma importante ferramenta na construção da cidadania.

EM_MONITORIA

Monitoria Online

Na Era Digital é importante utilizar o máximo de ferramentas que proporcionem naturalidade e pluralidade na formatação do estudo. Sendo assim, a internet configura um importante canal em que a natureza colaborativa se sobrepõe à competitiva e a partir da mediação de um monitor a troca de saberes e a coletividade da informação solidificam um processo educativo significativo.

EM_VIDEOAULAS

Video aula

Na intenção de aprimorar e estender o processo educacional, a videoaula é um valioso recurso que extrapola a relação verbal e escrita que os materiais físicos proporcionam. O vídeo, a imagem e a configuração em que o emissor pode ser acessado a qualquer momento e recuperar falas e explicações são atributos que elevam às videoaulas ao papel de veículo continuador da escola em diferentes momentos. Prolongando o contato com o processo de ensino aprendizagem e, consequentemente, aprimorando-o.

EM_POP

Especiais (Humanas, Biomédicas e Exatas)

O aluno há de ter uma formação genérica em que os conteúdos sejam congruentes, configurem soluções para a vida prática e fomentar a visão crítica e cidadã no educando. No entanto, a orientação vocacional de cada estudante trará a necessidade de aprofundamentos e visões específicas em determinados tópicos disciplinares; então, independentemente da escolha do aluno, a instituição tem em meta proporcionar qualidade e favorecer ao aluno a especificação necessária para adentrar nos cursos universitários e posteriormente no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.