Contato direto com a natureza na Aula de Campo

Acompanhados pelos professores de Química e Geografia, Ricardo Teixeira e João Galdino, os estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio participaram, no dia 30 de setembro, de uma Aula de Campo exploratória no Parque Nacional de Itatiaia e na cidade de Penedo.

O projeto promoveu a interdisciplinaridade entre temas ligados às ciências da natureza, às ciências humanas e o processo colonizador e urbanístico da cidade de Penedo.

.

Conheça Penedo e o Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937. Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território.

Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras. Na região do Planalto do Itatiaia, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

Penedo é um distrito e Parque Ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado do Rio de Janeiro, Brasil. É a principal colônia finlandesa do Brasil fora da Região Sul, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local. Suas tranquilas pousadas, seu clima ainda ameno, sua generosa fauna e topografia fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento e ocupação da região.

Fontes:
http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Penedo_(Itatiaia)

Colaboração: Gabriel Morse, Coordenador do Ensino Médio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?