Coroação de Maria: um símbolo de fé, devoção e respeito

Dias 27 e 28 de maio, o INSP celebrou a Coroação de Maria, momento em que a coroa é posta sobre a imagem de Nossa Senhora, enquanto ritual católico, enfatiza simbolicamente a devoção, importância e o carinho dados à Mãe de Cristo.

Nas celebrações, a diretora, Irmã Teresa Leite, recepcionou platéia com palavras relembrando a fé que devemos cultivar em nossos filhos desde pequenos, reconhecendo a importância de Nossa Senhora – ela é a mãe do Salvador, explicou a Irmã. Foi momento também de relembrar dos pedidos para beatificação da Irmã Benigna e de sua devoção por Nossa Senhora. “Nossa Senhora nunca nos deixou sem resposta, vamos rezar uma Salve Rainha?” – dizia Irmã Benigna ao deparar-se com momentos difíceis.

SALVE RAINHA

Salve, Rainha,
Mãe misericordiosa, 
vida, doçura e esperança nossa, salve! 
A vós brandamos os degregados filhos de Eva. 
A vós suspiramos, gemendo e chorando 
neste vale de lágrimas. 
Eias pois, advogada nossa, 
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, 
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, 
bendito fruto de vosso ventre, 
ó clemente,
ó piedosa, 
ó doce sempre Virgem Maria.
Rogais por nós Santa Mãe de Deus. 
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 
Amém.

Alunos ofertaram flores com palavras que Maria guardava em seu coração colocando-as próximas ao altar. Com bonecas de bebês no colo, fizeram gestos maternais ao som da música Regaço Acolhedor, representando que o coração de Maria é um colo de mãe, que acolhe a todas as pessoas.

Proclamando que Maria é Rainha, os estudantes carregavam os sinais da gratidão pela presença de mariana em nossas vidas. O véu, símbolo da pureza da virgem imaculada, o manto que significa a realeza de Maria por meio de seu filho Jesus, o Rei Eterno. O terço, signo da mulher orante que intercede, constantemente, por seus filhos. E, por fim, a coroa, símbolo desta celebração.

A Coroação de Maria para o Ensino Médio e para as séries finais do Ensino Fundamental teve a presença do Padre Lídio. Os alunos, em homenagem, leram um texto onde destacavam partes (“agradecida”, “Espírito Santo”, “Magnificat”, “protetora”, “Fazei tudo quanto ele, Jesus Cristo, vos disser”)  que falava da vida de Maria. Padre Lídio fez uma analogia entre a coração de Maria e a dignidade feminina – coroar Maria, nos dias de hoje, é respeitar e dar dignidade a todas as mulheres – disse o religioso.

Estudantes da Educação Infantil ofertaram rosas brancas junto ao altar.

Foram dias especiais dedicados a Maria. Conforme disse Jesus a João, seu primo, amigo e apóstolo: Eis a tua mãe! Nesse momento, Jesus faz de sua mãe a mãe de todos nós!

 

2 comentários sobre “Coroação de Maria: um símbolo de fé, devoção e respeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?