Direto de Portugal: ex-aluno compartilha experiência internacional

Quase dois anos após concluir o Ensino Médio no INSP e conquistar uma vaga na Universidade de Coimbra, Bernardo Costa voltou para um bate-papo com as turmas do último ano do INSP Max – Ensino Fundamental II do INSP. Diretamente de Portugal, ele, que está cursando o 2º ano de História na Faculdade de Letras em Portugal, dividiu com os estudantes sua experiência internacional.

Vestindo o Traje Acadêmico – uniforme tradicional das universidades lusitanas, que tem como objetivo a não distinção entre ricos e pobres -, Bernardo explicou como é o processo de admissão para brasileiros interessados em estudar no país europeu. Atualmente, as Universidades de Portugal aceitam o ENEM como forma de ingresso. Além disso, ele contou como foi seu processo de escolha pela carreira profissional a ser seguida, explicando que a professora Joana Massena, que dá aulas de História no INSP teve um peso muito importante na sua decisão.

Ao longo da conversa, ele dividiu sua experiência sobre como é morar na pequena cidade universitária de Coimbra e falou sobre os aspectos positivos e negativos de deixar seu país e atravessar o oceano para estudar. Segundo ele, a distância é o maior ponto negativo. Entretanto, afirma que “cabe a cada um pesar a decisão e estar onde se sente bem”. Questionado sobre como faz para se sentir bem, ele brinca: “assistindo aos jogos do Flamengo, às 2h da manhã, na frente do computador”. Para Bernardo, estar longe da família e de todos os amigos não é tarefa fácil, mas vale a pena quando se é por uma boa causa, como a oportunidade de estudar em uma das Universidades mais tradicionais do mundo.

O bate-papo do universitário com alunos do 9º ano é mais uma atividade do Projeto Orienta Max, que proporciona orientação educacional e profissional aos estudantes.

3 comentários sobre “Direto de Portugal: ex-aluno compartilha experiência internacional

  1. Alexandre e Mota Pinto

    Olá boa tarde…..Gostaria de saber como fazer para ingressar na faculdade de Coimbra? o que tem que fazer? prova? análise de currículo? Participo que minha filha é aluna do INSP e já possui cidadania portuguesa isso ajuda? é mais fácil para ela conseguir vaga na faculdade?

    1. admin Autor da Postagem

      Olá, Alexandre, tudo bem?
      Para esclarecer suas dúvidas, você pode marcar um encontro com o coordenador pedagógico do Ensino Médio. Ele dará as orientações corretas.
      Atenciosamente,
      Comunicação INSP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?