Educação Financeira desde criança

O INSP Kids investiu num projeto de educação financeira para a Ed. Infantil. Após a leitura dos livros do Kit da “Turminha do Cifrão”, sobre Educação Financeira, a Educação Infantil participou do projeto e realizou a compra de alguns alimentos saudáveis com dinheirinho e personalizaram um lindo cofrinho para estimular a economia e realizar futuros sonhos.

Muito da habilidade em lidar com finanças, tanto na infância quanto na vida adulta, depende da capacidade de diferenciar o “eu quero” do “eu preciso”. Gastar em coisas que se quer é ótimo, divertido, saudável e é importante. Mas parte das responsabilidades, de pais e educadores, é ensinar que, na vida, as necessidades vêem em primeiro lugar.

O ato de doar deve ser ensinado como parcela da responsabilidade social que cabe a cada um. É necessário educar futuros cidadãos para que compreendam a solução de seus próprios problemas. Acima de tudo, a Educação Financeira deve ensinar que a responsabilidade social e a ética precisam estar sempre presentes no ganho e uso do dinheiro.

O objetivo de se educar os filhos em relação ao dinheiro deve ser o de levá-los a atingir a maturidade financeira, ou seja, a capacidade de adiar os desejos em função de futuros benefícios. Atingir essa maturidade não é um processo natural. Para vencer essa barreira, a educação financeira deve iniciar desde os primeiros anos da vida das crianças.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?