Educação Física no dia a dia de distanciamento social

700

A falta ou redução da prática de atividades físicas no período de pandemia tem assombrado pais e responsáveis aumentando a preocupação com o sedentarismo e o ganho de peso. A partir desta realidade mundial, o professor de Educação Física, Daniel Augusto, tem aplicado diferentes táticas de ensino em suas turmas on-line no INSP e o resultado tem sido muito positivo.

Chamamos as aulas assim: “A Educação Física no nosso dia a dia”.  Nunca coloco o assunto específico, assim desperta a curiosidade deles sobre o que será trazido a cada aula.

Mesmo sendo um desafio para todos os profissionais, reinventar estratégias de ensino na Educação Física durante o período de pandemia tem sido uma das maiores aprendizagens devido às limitações impostas pelo distanciamento social e pela modalidade de aulas não presenciais.

As aulas remotas trazem a possibilidade de abordar com os alunos do Ensino Médio vários conteúdos que são de interesse da sua faixa etária. Os assuntos tornam-se tão relevantes que acabam virando um bom bate papo bastante enriquecedor para eles.

“As aulas de educação física abordaram temas muito importantes para nossa vida, que  na correria do dia a dia, nós nem damos atenção. Então foi muito interessante, aprendermos como nos manter ativos, mesmo que fora da quadra.”

Sofia, 1ª série

“A didática aplicada nas aulas foi capaz de contornar o desafio das aulas online, trazendo temas interessantes e que despertam até a curiosidade dos pais em se aprofundarem nos assuntos.”

Cristiane, mãe da Sofia

“A minha experiência profissional  nas diversas possibilidades de atuação que a Educação Física proporciona e os tempos que estamos vivendo, me ajudam a  transmitir esses conhecimentos, o que  esta sendo muito gratificante,  saber que estou contribuindo de maneira significativa na formação humana dos nossos alunos.

Professor Daniel Augusto

Assuntos abordados nas aulas de Educação Física:

  • Programa de treinamento completo, a frequência e intensidade do treino.
  • Composição corporal: Como ocorre o ganho de massa muscular, a diminuição do % de gordura, como medir o nível do condicionamento físico, a importância da avaliação funcional.
  • Qualidade de vida: Uma visão ampla do tema, passando pela alimentação, exercícios físicos, e a situação sócio econômica dos Países facilitando ou não o acesso à educação, saúde e lazer.
  • Alimentação saudável: Benefícios de uma boa alimentação. Como deve ser montada uma dieta de acordo com os diversos objetivos, para emagrecimento, atletas  de alto rendimento entre outros. Suplementação alimentar.
  • Benefícios da atividade física regular e prejuízos causados pelo sedentarismo.

Tendo que nos adaptar a esse cenário, uma apreensão minha foi em como seriam as aulas de educação física, e confesso que me surpreendi. Os assuntos que estamos tendo a oportunidade de aprender mais a fundo, como a parte de nutrição, mitos, rotina saudável estão sendo mega fundamentais!! Fora que são nessas aulas que a turma mais participa e fica incrível.

Yasmin, 1ª série

“Tem sido bacana participar das aulas de Educação Física com o Dani e saber mais sobre essa matéria. Ele tem apresentado temas ótimos, com informações e dicas sobre a prática de exercícios, alimentação, uso de hormônios e anabolizantes, entre outros. Adoro as aulas dele e estou colocando o que ele fala em prática. Está sendo muito interessante pra mim nessa quarentena. Estou vendo a educação física com outros olhos, de uma forma mais completa.”

Gabriel, 2ª série

“Estou muito satisfeita com as aulas de educação física do INSP durante a pandemia. É muito bacana ver a forma que o professor Daniel encontrou para mobilizar os alunos para um assunto tão importante. Educação Física vai além da prática do esporte e as aulas têm apresentado esse outro lado. Confesso que acompanhei algumas aulas e adorei os conceitos apresentados, como os cuidados com prática correta dos exercícios e sua importância para a saúde física e mental; a prática do exercício e a alimentação, entre outros. Meu filho já se interessava pelo tema e ficou muito motivado com as aulas, inclusive aplicando os conceitos nos treinos em casa e no retorno à academia. Parabéns ao professor Daniel pelo trabalho que vem realizando.”

Márcia, mãe do Gabriel

“Achei que a melhor coisa das aulas online de educação física foi a forma que foi passada as informações sobre exercício físico e ainda mais vindo de um profissional, bem divertida a dinâmica, aula que trazia vários fatos e curiosidades que a gente ainda não sabia e foi muito útil ter esse conhecimento pra vida mesmo, achei sensacional.

-Marina Borba, Turma 1003

“As aulas de educação física são muito importantes, principalmente nesse período da quarentena, em que estamos fazendo menos exercícios. Além de aprendermos como cuidar do nosso corpo, entendemos como ele funciona. Sem contar que as aulas são super divertidas e interativas, então mais uma distração para a gente.”

-Marcela Lopes, Turma 2001

“Como tive que parar de ir à academia por causa da quarentena, perdi o hábito de me exercitar com frequência, mas as aulas de educação física serviram de motivação para eu retomar a rotina de exercícios. a aula está sendo ótima, esclarecendo tópicos importantes, nos permitindo participar de forma dinâmica e tirar dúvidas, e acima de tudo nos ajudando a praticar em casa de maneira eficaz e segura. o professor está fazendo um trabalho incrível!”


Maria Eduarda Machado, Turma 1001

A participação e o interesse dos pais tem sido uma surpresa agradável para o professor e aluno, tornando a troca de experiencias mais rica e informativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?