ENEM: Dicas e homenagens para os que estão partindo para novos desafios

Faltando poucos dias para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, os alunos do INSP estão cada vez mais confiantes no sucesso de sua participação na prova, tão importante e que irá ajudar a definir seus futuros.

Para enviar energias positivas aos que vão fazer o exame, o INSP preparou uma grande homenagem: um corredor com alunos do Ensino Fundamental I foi organizado, pelo qual os alunos da 3ª série do Ensino Médio passaram, sob aplausos, até chegar ao Coliseum, onde professores e os alunos do INSP Max os esperavam.

Com direito à oração do Padre Lídio dos Santos e mensagem dos professores, muitos não contiveram as lágrimas. “Desde o primeiro dia em que vocês colocam os pés aqui, até os dias em que se formam, tem um pouquinho de cada um de nós, professores”, afirmou Valéria Picorelli, vice-diretora da escola. Um grande abraço coletivo finalizou o momento de emoção.

 

Como se preparar para o ENEM?

Além de revisarem a matéria, os candidatos que irão realizar o exame devem ficar atentos a alguns cuidados. “Evitem comer comidas gordurosas, bebam bastante água, levem um lanche e tomem cuidado com o início do horário de verão”, alertou Susanna Traiano, professora de Redação do INSP Vest.

Gabriel Morse, coordenador do Ensino Médio, lembrou-se da trajetória percorrida em 2018 para a prova: “a preparação foi perfeita ao longo desse ano. Os alunos, os professores e a escola caminharam em total sintonia. O sentimento é de ansiedade, mas não apenas pelas provas, ansiedade de festejar as aprovações durante o Sisu. Calma e perseverança, os dois sentimentos que desejo aos alunos”.

Além disso, Lucas Gabriel de Oliveira, professor de Matemática, deu dicas para que os alunos não percam tempo desnecessariamente.  Ele lembrou que, principalmente, as questões da sua matéria, costumam ter textos introdutórios, mas que não necessariamente façam diferença para responder a pergunta. “Se você ler a pergunta e perceber que não tem necessidade de ler o texto, você já economiza um tempo”, afirmou o professor, que complementou pedindo aos alunos que façam primeiro as questões que consideram mais fáceis para depois fazer as mais difíceis.

 

Redação

Quando o assunto é a redação do ENEM, toda dica é preciosa. Pedimos à professora Susanna para listar os possíveis temas de 2018:

  1. Fake News;
  2. Vício em Games;
  3. Vacinação;
  4. Preconceito Linguístico;
  5. Combate à Pedofilia na Internet.

 

Para um bom texto, Susanna lista as seguintes dicas:

  1. Introdução: apresenta a tese e cita os argumentos;
  2. Parágrafos de desenvolvimento: utilizem os elementos coesivos, argumentos e contextualização;
  3. Conclusão: retoma a tese e apresenta a proposta de intervenção relacionada com os direitos humanos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.