Escola e família, juntos para construir um cidadão

A importância da parceria entre escola e família vai além da sala de aula, em outubro, a palestra “Educar para administrar conflitos” deu continuidade ao Programa de Formação de Pais, Estudantes, Professores do INSP.

O instituto busca a formação dos profissionais do colégio e das próprias famílias para entender o comportamento dos seus alunos, que estão em processo de formação de suas personalidades. Ministrada pela psicóloga Kátia Bellis, a palestra foi destinada aos pais dos alunos do INSP Júnior – Segmento de Ensino Fundamental I – e contou com a colaboração da pedagoga Luciane Esteves – Coordenadora do segmento.

No encontro, a psicóloga abordou inúmeros temas. Discorrendo sobre redes sociais, frisou que o excesso é o grande problema. Ao tratar uma das temáticas mais abordadas nesta faixa etária, limites e liberdade, revelou que é preciso dar espaço para que o jovem se desenvolva, fazendo um paralelo com frustração e realização. “Obviamente, os pais não querem ver seus filhos frustrados mas uma blindagem anti-frustração pode acarretar um problema ainda maior no futuro”, explicou a psicóloga. Ainda segundo Kátia, quando trata-se de relacionamentos e comportamentos agressivos o diálogo é sempre a melhor maneira de evitar ou contornar as adversidades características da faixa etária dos estudantes do INSP Júnior.

Mesmo enfatizando a parceria escola-família, o núcleo familiar é fundamental para a formação da personalidade dos futuros adultos. Participar e orientar as crianças na construção dessa personalidade é uma arte na qual os pais são os principais autores.

O dinamismo do evento deu um tom de bate-papo, deixando os pais a vontade para discutir experiências e levantar dúvidas de como agir em determinadas situações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?