Experiências e descobertas científicas

Inaugurada no ano 2000, a Casa da Descoberta localizada dentro da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, trabalha com experimentos dentro das áreas da Física, Química, Biologia e Astronomia, de forma simples e interativa. Essas disciplinas entram na grade curricular dos estudantes do INSP a partir do 9º ano, e geram muita expectativa e dúvidas. Para dar um apoio científico ao conteúdo que é trabalhado dentro de sala de aula, o Instituto preparou essa aula de campo para facilitar a aprendizagem e incentivar os alunos na compreensão da teoria.

A aluna Carolina Lopes, achou a cabine de cores a experiência mais interessante. “Tudo que a gente viu em sala estava ali, na prática”, disse a aluna. Já o Bernardo Costa, preferiu o triângulo de espelhos: “Parecia que era uma sala enorme e não um espaço pequeno. O jogo de espelhos dá uma ilusão bem diferente da realidade.”

Guiados por graduandos da universidade, os estudantes puderam ver conceitos importantes como o eletromagnetismo, lentes e até puderam gerar energia elétrica através de uma bicicleta.

A plataforma giratória, na qual o aluno Matheus Pitton mais se identificou, mostra como o atrito do ar diminui a velocidade do corpo. “Gostei muito dos experimentos de Física”, relatou o aluno. Esse é o objetivo das aulas de campo do INSP: pegar conteúdos que estão presentes no dia-a-dia, e, com a vivência, facilitar a informação aos alunos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?