Fortaleza de Santa Cruz: aulas de Geografia e História in loco

Palco de conflitos importantes, que contam parte da história brasileira, e presídio de figuras também fundamentais para a memória nacional, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, localizada em Niterói/RJ, ao lado esquerdo da barra da Baía de Guanabara, recebeu os alunos do 7º ano para sua primeira aula de campo deste ano.

IMG-20160428-WA0024

A Fortaleza de Santa Cruz é uma das sete maravilhas da cidade de Niterói/RJ

O local encontra-se guarnecido até os dias de hoje e recebe em torno de 2 mil visitantes por dia, em visitas guiadas, e apresenta uma fantástica arquitetura. Além disso, durante os períodos colonial e imperial, foi a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro, impedindo invasões francesas e holandesas.

Os alunos, ao longo da visitação, aprofundaram ainda mais alguns dos conteúdos que são abordados em salas de aula, pelas disciplinas de Geografia e História. Eles também puderam compreender melhor fatos atuais, ao associá-los aos fatos históricos, e entender a importância da preservação de espaços que foram cenário de eventos históricos e que, devido a isso, são considerados patrimônios nacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?