Identificando sentidos e estimulando sensações!

As crianças do Berçário estão naquela fase onde tudo a sua volta serve como ambiente de exploração. Nesta faixa etária, na maioria das vezes, a exploração acontece através do contato físico. Em muitos dos que buscam experimentar, a primeira tentativa é a de tocar. Com atenção, carinho e todo o cuidado dos profissionais de educação, os pequenos seguem suas descobertas.

INS_0657Segundo Jean Piaget, um dos mais importantes pensadores da educação, o estágio que vai desde o nascimento até os 2 anos de vida da criança é denominado de período sensório motor. Nesta fase, a criança conquista, através da preparação e dos movimentos, todo o universo que a cerca, já sendo até capaz de usar instrumentos como meio para atingir objetos.

Pensando nesta fase, a primeira visita dos estudantes ao ambiente culinário, a copa do INSP Kids, foi um dia de muitos experimentos e sensações. A atividade em pauta era fazer uma gelatina e assim identificaram cores, cheiros, texturas, temperaturas e sabores.
Ao longo do passo a passo da receita, as professoras e auxiliares despertaram a curiosidade das crianças, sentindo o cheiro da gelatina, a temperatura da água quente e da água fria, as cores que iam se formando, a textura da gelatina antes e depois de pronta e, por fim, o sabor da gelatina.
INS_0633As crianças puderam descobrir um pouco mais sobre as diferentes sensações que o seu corpo produz ao tocar e descobrir diferentes consistências dos materiais.

Percebe-se que a criança evolui de uma atitude passiva em relação ao ambiente a as pessoas de seu mundo para uma atitude ativa e participativa.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?