Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental participaram de uma aula diferente para aprender como funciona um jornal e como é a criação de uma matéria jornalística.
A aula foi realizada na Biblioteca Michelangelo onde, munidos de jornais e revistas, os alunos foram conduzidos pelo assessor de comunicação do INSP, José Alessandro, para aprenderem a diferenciar matérias e anúncios e também a produzi-las. Eles conheceram as etapas para se criar uma matéria e que, nesse processo, algumas perguntas são essenciais: O quê?, Quem?, Quando?, Onde? e Por quê?. Descobriram que respondendo a essas perguntas o texto surge naturalmente. Viram o resultado dessa técnica com exemplos dos jornais e revistas que trouxeram.
“Conhecemos a palavra brainstorn, que em inglês significa tempestade cerebral ou tempestade de idéias, que é anotar as palavras e frases que pensamos juntos”, explicou um dos alunos.
As turmas agiram de forma participativa para criar as editorias do futuro jornalzinho. Vários assuntos foram surgindo: carros do futuro, futebol, esporte, moda, Rio de Janeiro.
Outra dica do Assessor de Comunicação aos alunos: “o pior jornalista é aquele que confia em sua memória”. Sempre é necessário anotar as frases e palavras na cobertura de uma matéria para que ao escrever consigam um texto mais completo e recheado. Isso também serve para a memorização em suas aulas, anotem, rabisquem, desenhem sempre, assim estimulam sua memória de várias formas, explicou José.
Este foi apenas o começo de um projeto de criação de um jornal que será feito pelos próprios alunos do 5°ano. A partir de agora, eles darão continuidade com os professores e colegas de outras turma até a finalização e impressão de seu jornal que ainda não tem nome. Segundo um dos estudantes, faremos um brainstorm para escolher o nome, já mostrando intimidade com o jargão da profissão recém aprendido.