Educação Infantil

Berçário II até a Pré-escola

Faixa etária das turmas da Educação Infantil

Idade

1 ano

2 anos

3 anos

4 anos

5 anos

Turma

Berçário II

Maternal I

Maternal II

Pré-escola I

Pré-escola II

EDUCAÇÃO INFANTIL 

Um jeito descontraído de aprender

Somos uma instituição reconhecida pela alta qualidade de ensino e cuidado com nossos alunos, onde todas as atividades propostas são realizadas com alegria, carinho e aconchego, tornando a  rotina escolar prazerosa e atrativa.

Comprometidos com a atualidade , nossos professores  estimulam a caminhada dos alunos pelo universo do saber, respeitando as etapas de seu desenvolvimento, através de práticas inovadoras, valorizando suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos de avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

      

Arte e Criatividade

Em tela, papel, tecido, prato, bexiga: com pincel, palito, mãos, dedos, pés; com todas as cores, com mil ideias: está começando a Arte Total. Uma incrível viagem  por uma das mais antigas e maravilhosas formas de expressão humana: a arte.

Depois de ler os jornais…

Alunos comentam assuntos atuais

Como já é de praxe desde a Educação Infantil, os alunos também folheiam os jornais diários, selecionam e recortam algumas notícias e depois comentam o que pensam sobre o assunto.

Educação Ambiental

Vivenciando a natureza, garantindo os cuidados dos quais os seres vivos necessitam, e criando laços afetivos,  as crianças têm, nos projetos desenvolvidos, uma oportunidade rara de compreender a natureza e aprender sobre conteúdos de qualquer disciplina.

Matemática Legal

Adotando o jogo como metodologia e elegendo a cultura como elemento indispensável para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, através de brincadeiras, jogos e desafios alunos são estimulados  a desenvolver o raciocínio lógico-matemático.

Socialização… A importância das Relações para Formação do Indivíduo

Estudos sobre o desenvolvimento infantil vêm mostrando que a escola desempenha um papel fundamental na promoção do conhecimento social, no grande desenvolvimento das capacidades cognitivas e vai incidir, claramente, na compreensão que as crianças têm do mundo  e suas particularidades.

Observamos que a relação entre os alunos contribui para a socialização, levando em conta as diversas características envolvidas neste processo, como a aquisição de valores éticos e morais, bem como a construção da identidade e da capacidade de relacionar-se e interagir.

Valorizando e acreditando na importância de um ambiente socializador, o INSP cria situações em que os alunos são incentivados a criarem laços, que  o acompanham por toda a vida, estabelecendo relações de confiança e respeito em diferentes contextos ( sala de aula, recreio, debates, jogos e brincadeiras, além de palestras educativas incentivando a prática da boa convivência). Este processo, permite que cada indivíduo desenvolva a sua personalidade; a interação com o outro, além de  proporcionar a troca de experiências e a formação de novos conceitos .

Acreditamos que a escola é o ambiente favorável para o aprendizado de uma sociabilidade rica, pois permite a reflexão de temas; proximidade entre grupos com opiniões diferentes, e desenvolve vínculos de afetividade e de amizade.

Consideramos que  a ação de educar não acontece só pelo processo  ensino- aprendizagem, mas também não menos importante, pelo processo de construção de indivíduos críticos, socializados, com conhecimento pleno daquilo que é importante ser, enquanto cidadãos e daquilo que o mundo espera, enquanto pessoas éticas, plenamente integradas no espaço que estão inseridas.

 

 

 

 

O programa que fundamenta o diferencial educacional do
Instituto Nossa Senhora da Piedade.

O Castelo do INSP Kids

Durante a passagem pelo INSP Kids, a Educação Infantil do Instituto, os estudantes participam de diversas atividades que têm como fio condutor o projeto “O Castelo do INSP Kids”. As crianças vivenciam as atividades com um viés lúdico que as remetem para o universos das princesas e dos grandes heróis de um reino a partir dos projetos: Artes, Expoletra, Quem conta reconta e faz de conta, 123 mais uma vez, Pirueta, Coleções de matemática, Curiosos pela natureza, Educação financeira e PLinsp Kids. Com isso, desde cedo, os estudantes reconhecem a importância de valores como persistência, concentração, força de vontade e fé. 

Saiba mais sobre os projetos do programa A Grande Conquista no INSP Kids:

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

EI_QUEMCONTA

PROJETO LEITURA ESCRITA- QUEM CONTA, RECONTA…FAZ DE CONTA.

Num clima de confiança e afeto, os alunos adquirem segurança em sua própria capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social em relação aos outros e ao conhecimento, e têm inúmeras oportunidades de desenvolver sua criatividade e o apreço pela descoberta e pela cultura.

PROJETO DE LEITURA/ PLINSP

O processo de aquisição da leitura e da escrita se inicia, com tentativas feitas pelas próprias crianças.

Com o projeto literatura infantil observou-se que, as crianças desta faixa etária gostam e se identificam com as várias histórias contadas.  A contação de histórias é um caminho que leva criança em direção do mundo letrado.

Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim.

EI_EXPOLETRA

O trabalho de pré-alfabetização desenvolvido no INSP, tornou-se uma referência. Acompanhamos todas as fases da descoberta da escrita, desde o grafismo inicial até a construção de palavras, frases e transposição para letra cursiva. O desenvolvimento psicomotor é trabalhado no concreto e toda produção realizada com prazer e alegria pelas crianças é apresentada no EXPOLETRA.

EI_COLEÇÕESMATEMÁTICAS

O ensino da Matemática na Educação Infantil é de suma importância para as crianças, pois os conceitos que serão construídos nessa fase de escolarização do educando servirão como base para construção de outros mais complexos nas séries seguintes.

Na Educação Infantil, o ato de fazer coleções é uma forma lúdica de aprender os números e outros conteúdos e procedimentos matemáticos, ou seja, uma fusão entre prazer e aprendizagem significativa. Para aprender, as crianças precisam brincar com os números, refletir sobre eles e, a partir disso, construir a regularidade e organização do sistema de numeração.

EI_EDUCAÇÃOFINANCEIRA

Educar financeiramente uma criança é capacitá-la a fazer o melhor uso do dinheiro. Para isso é necessário muito treino. Nesse sentido a mesada pode atuar como um importante instrumento.

O importante desse exercício do uso do dinheiro é justamente evitar  que a criança chegue a fase adulta cometendo os mesmos impulsos da infância, porque não aprendeu a lidar com limites e consequências de suas escolhas.

EI_PIRUETA

A capacidade de brincar e de se movimentar com qualidade na Educação Infantil se desenvolve na medida em que acreditamos que o papel do professor e da escola é proporcionar às crianças pequenas o contato com determinados conteúdos da cultura lúdica e corporal. O INSP garante diariamente na rotina das crianças, propostas que envolvam corpo e movimento, considerando sua importância para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social de nossos pequenos.

EI_ARTES

Inspirado em uma proposta lúdica, o projeto pretende estimular a compreensão e o conhecimento das artes sob três temas centrais: Cores e Formas; Sentidos e Releituras.
Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças. Na Arte, a experimentação é fundamental e ao potencializar as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais e estimular a criatividade.

EI_CURIOSOSPELANATUREZA

A educação ambiental pode ser definida como um processo que visa desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.