Ler para melhor ler e melhor escrever! É o PLINSP no ar!

No dia 09 de abril, o lançamento do PLINSP – Projeto de Leitura do INSP – levou à Educação Infantil e às séries iniciais do Ensino Fundamental atividades e interação em prol da leitura.

Os alunos, alguns fantasiados de personagens, assistiram e participaram da apresentação do Mágico Drakyni e de uma contação de histórias estimulando desde cedo o contato com a literatura em suas mais variadas formas.

Ao final das apresentações, as turmas saborearam um bolo em homenagem ao PLINSP e receberam como lembrança um balão com a logomarca do projeto.

A leitura, a interpretação e a produção textual tem estreita relação com a literatura. De posse dessa certeza, o Insp tem no seu Projeto Literário, o PLINSP, o objetivo de desenvolver o gosto e a competência para a leitura e para a escrita.

Ensinar os alunos a ler, a escrever e a expressar-se de maneira competente é o principal desafio do educador do Ensino Fundamental. O PLINSP é um conjunto de ações coordenadas que visam a esse objetivo, promovendo o alcance dessa meta de forma lúdica e prazerosa e incluindo a família no desenvolvimento pedagógico dos estudantes.

Por meio de uma série de atividades encadeadas que incluem uma ciranda de livros com circulação semanal de títulos literários entre os estudantes e a realização de atividades especialmente criadas para cada título, o projeto ainda pretende promover o contato do estudante com diferentes tipos de texto e estilos literários, oportunizar a análise de diferentes estruturas literárias e a consequente escrita de textos de maior qualidade, a partir do conhecimento e do uso dessas estruturas literárias, possibilitar o conhecimento da obra dos principais autores brasileiros de literatura infanto-juvenil, promover a fluência de leitura, ampliar o vocabulário do estudante e a consequente competência para a interpretação de textos.

O aluno é avaliado com base em critérios qualitativos, relacionados à aquisição e ao desenvolvimento da competência de leitura, interpretação e produção textual, e quantitativos relacionados ao cumprimento das tarefas propostas ao longo do Projeto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?