Lendo sem parar e sem spoiler

A leitura nos leva a um mundo de imaginação! Mas como estimular o hábito da leitura a estudantes sem parecer impô-los uma árdua tarefa? O projeto “Lendo sem Parar…” traz para a sala de aula os próprios alunos como estimuladores, fazendo com que eles, resumindo o livro que leram – mas sem fazer spoil* -, mostrem não só a história, mas a percepção que tiveram do livro. Oralidade, criatividade e o desejo de novas aventuras são apenas alguns dos estímulos concretos.

Pensando neste estímulo diferenciado, aulas fora do espaço da sala de aula proporcionaram esta vivência, por exemplo, às turmas do 7º ano que tiveram sua atividade no gramado e na biblioteca escolar. Cada estudante resumiu a história de seu livro, deixando o final para ser descoberto somente por quem resolver ler o livro escolhido e relatado pelo colega. Isto mesmo, nada de spoiler!

*O termo popularizado pelos fãs de séries preocupados com amigos que contavam o final das temporadas refere-se ao ato de antecipar partes ou detalhes de uma história. Spoil, no idioma inglês, significa “estragar”, portanto, spoiler – com o sufixo “er” – é a pessoa que “estraga” a história contando seu final ou detalhes de seu desenvolvimento que podem prejudicar o prazer de quem lê um livro ou assiste a uma série, por exemplo.

No 6º ano, um dos grupos decidiu apresentar o livro aos colegas em forma de esquete teatral. Conseguiram instigar os amigos a ler o livro para descobrirem o final da história.

Enfim, existem muitas maneiras divertidas e lúdicas de incentivar a leitura: já descobriu a sua?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?