Literatura, música e muita imaginação: é o PLINSP 2016 que está começando!

Na sexta, 04/03, o grande projeto institucional que incentiva o hábito da leitura no INSP uniu a música à arte da oralidade na contação de histórias: foi o dia do lançamento do PLINSP – Projeto de Leitura do INSP.

INS_3447Com as atividades do projeto, os alunos leem de 25 a 35 livros por ano, de acordo com a faixa etária de cada turma. Há livros de diferentes gêneros, o que engrandece a formação cultural da criança em termos de conteúdo e desenvolvimento de vocabulário. Segundo as coordenadoras pedagógicas dos anos inicias do Ensino Fundamental, projetos como este estimulam também a escrita, pois são realizados registros com o foco na interpretação das histórias lidas e na produção de textos. O aluno realiza, com o PLINSP, a leitura de mais de 150 livros ao longo dos 5 anos do segmento, explicam as pedagogas do Instituto.

E não foi só o Ensino Fundamental que participou do lançamento, as crianças do INSP KIDS – Educação Infantil – também tiveram a oportunidade de estabelecer seus primeiros contatos com o livro e a escrita. Para Vânia Rodrigues, coordenadora pedagógica do segmento, a inserção da literatura infantil nesta faixa etária possibilita a identificação das crianças com as histórias contadas, aproximando-as, assim, do mundo letrado.
“Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim. As histórias (…) trazem saberes e experiências acumuladas por várias gerações. Oferecem exemplos de modelos e papéis que, desde a infância, facilitam nossa relação com o mundo. Levam-nos a experimentar as emoções, a ‘treinar’ posturas, a nos identificar com personagens e situações, a sonhar coisas melhores do que temos e a perceber que tudo também poderia ser pior. Contos de fadas, histórias de bichos e fábulas são uma porta de entrada para o mundo da fantasia, e, como podem ver, também uma porta de saída para a vida real”. (Tricate, 2010)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?