“Memórias de Retalhos”: uma conexão entre o presente e o passado

Comparando a infância dos adultos com a das crianças de hoje em dia, é inegável a grande diferença. As brincadeiras, os hábitos e os gostos mudaram muito. Mas será que é possível cruzar essas duas gerações? O INSP mostrou que sim, levando os estudantes do Pré II para conhecerem a Mini Fazenda Recriando a Vida, por meio de uma Aula de Campo, no dia 17 de abril.

Com o projeto “Memórias de Retalho”, o local busca fazer com que as crianças se aproximem do passado e possam desfrutar de todos esses elementos de quais não estão habituados. Velhas histórias, contos clássicos e cantigas populares foram elementos resgatados e apresentados aos alunos, lhes mostrando que a cultura brasileira é rica e ainda pode ser atrativa, mesmo aos mais jovens.

O escritor Monteiro Lobato foi inspiração para as atividades propostas. A grande e aclamada obra Sítio do Pica-Pau Amarelo foi base para esse retorno lúdico ao passado, permitindo que os alunos vivenciem as histórias e seus personagens, através das brincadeiras. O objetivo é que a cultura de folclore popular não se perca no tempo e que ainda desperte curiosidade.

Os alunos viajaram pelo mundo da imaginação do Sítio do Pica-Pau Amarelo, conhecendo mais de toda a obra, dos personagens e tendo seus rostos pintados e sendo transportados ao passado, para compreenderem melhor o presente.

 

 

 

3 comentários sobre ““Memórias de Retalhos”: uma conexão entre o presente e o passado

  1. Viviane

    Fico sempre muito triste quando vou ver fotos dos eventos. Nunca aparece a turminha da minha filha. Pq todas as fotos de uma única turma? A Professora orientou que não podia levar máquinas e que depois iriamos ver as fotos no site. Poderiam tirar pelo menos uma foto de cada turma ou não aparecer turma nenhuma.

    1. admin Autor da Postagem

      Viviane, a cobertura jornalística é diferente da cobertura pedagógica. Algumas professoras fazem fotos que depois são usadas em reuniões e murais. Nós, da comunicação, cobrimos o acontecimento, neste caso a atividade “Memória de Retalhos”. Mesmo a atividade tendo acontecido em todas as turmas, fazemos o máximo para cobrir mais turmas mas nem sempre é possível em função das diversas atividades que cobrimos. Em breve, outros eventos virão e a turma de sua filha aparecerá com certeza! Obrigado por sua colocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?