Método científico começa a ser vivenciado desde cedo

Os questionamentos sobre o mundo ao redor são muito comuns nas crianças, uma vez que a curiosidade é uma qualidade importante da espécie humana. Segundo o dicionário, curiosidade é o desejo intenso de ver, ouvir, conhecer, experimentar algo geralmente novo, original, desconhecido. No INSP Júnior, o Ensino Fundamental I do INSP, o estímulo ao desenvolvimento dessa característica acontece a partir da prática da observação, do levantamento de hipóteses, da experimentação e da pesquisa, habilidades praticadas ao longo do bimestre por meio do Projeto Ciência em Ação, que integra o Programa A Grande Conquista, fundamento do fazer pedagógico da Rede Piedade de Educação. As aulas práticas são um complemento das aulas de Ciências dadas em sala e impulsionam o interesse dos estudantes na matéria.

Exemplo de atividade do projeto Ciência em Ação foi a aula sobre as aves no 2º ano. Após perceberam que alguns pássaros que mergulham para obter seus alimentos saem da água sem estarem encharcados, a curiosidade dos estudantes foi “acionada”. A Professora Flávia Freire questionou os alunos sobre o motivo de esses animais não ficarem molhados e logo conseguirem levantar voo. Atento às explicações, Lucas Brasil respondeu que há uma especie de óleo nas penas, o que não deixa elas se molharem. A partir daí, colocou-se em prática experiências concretas para testar as evidências e comprovar o fato, tudo com anotações e conclusões, bem como manda a metodologia científica.
Segundo a coordenadora pedagógica do segmento, Márcia Helena Esteves, em um mundo em que quase todo o conhecimento produzido pela humanidade encontra-se registrado e ao alcance de todos, um novo desafio se apresenta ao educador: o de formar um ser curioso e munido da capacidade procedimental investigativa para acessar conhecimentos e informações com vistas a satisfazer sua curiosidade e ampliar sua competência para a aprendizagem.

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