Momento de dar asas

A felicidade da mamãe passarinho é ver seus passarinhos voando. Prepara-o, alimenta-o, cuida-o e, ao chegar a hora do voo, não exita, deixa-o ir, na certeza de que o fez para voar. A imagem que nos vem à mente é linda e poética. A realidade é também linda e poética mas nada fácil. Ou será que, na verdade, é tão fácil quanto a história dos passarinhos e somos nós, humanos complicados, que mistificamos demais o “dar asas” ?

Os primeiros dias de aula, principalmente para alunos da Educação Infantil são sempre especiais. Não é à toa que esse momento ganhou até uma denominação específica: Período de Adaptação.

É um momento delicado para a criança que chega pela primeira vez em um ambiente novo. Também é um momento especial para muitos pais que, pela primeira vez, deixam seu bem-querer mais precioso em um novo ambiente. Para professoras e escola, a alegria de receber os alunos está aliada à responsabilidade de dar a esse momento o olhar cuidadoso necessário.

A ansiedade e a dúvida quanto à reação da criança causam angústia e apreensão a alguns pais. No olhar dos pais, um misto de curiosidade, medo e felicidade assemelha-se ao olhar dos filhos que busca desvendar o novo passo a passo. E é assim que esse momento de adaptação é construído: passo a passo. Dia após dia, pais e filhos compreendem o sentido da velha máxima “a escola é o segundo lar” e acostumam-se à nova rotina dando asas aos pequenos. E como é importante dar asas e acreditar no potencial deles!

 

Algumas dicas para o período de adaptação:

  • Despedir-se natural e rapidamente ao deixá-lo na sala;
  • Evitar neste período conversas com a professora na entrada, para que ela possa atender seu filho prontamente;
  • Procurar a coordenação, caso sinta necessidade;
  • Seguir a orientação dada pelos profissionais da escola;
  • Demonstrar satisfação e comentar com a criança sobre seu dia na escola, ressaltando as coisas boas que aprendeu e motivá-la para o dia seguinte;
  • Deixar a criança trazer para o Colégio, caso seja importante para ela, um objeto pessoal de estimação ou um objeto do responsável para que ela guarde;
  • Preparar um lanche com os alimentos preferidos da criança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?