Monsenhor Domingos é lembrado e homenageado pelos estudantes

No próximo dia 15 de setembro, dia de Nossa Senhora da Piedade, será aberto o processo de beatificação de Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, fundador da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Uma missa será realizada às 15h no Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Minas Gerais, onde nasceu Monsenhor Domingos.

Todos os meses, especificamente no dia 06, os alunos fazem reflexões a fim de lembrarem quem foi Monsenhor. É utilizada essa data, pois Monsenhor Domingos morreu no dia 06 de março de 1924 e, durante o processo de beatificação, o aniversário de morte é o principal critério utilizado para definir o dia de cada santo. Afinal, o dia da morte significa o nascimento para a vida eterna.

Ao longo do dia, foram realizadas diversas atividades. No INSP Total – o Integral do INSP – por exemplo, as crianças assistiram a um vídeo sobre a história de Monsenhor e puderam compreender fatos e curiosidades deste Servo de Deus.

Já o INSP Junior – o ensino Fundamental I – e o INSP Kids – Educação Infantil – receberam um chaveiro com um desenho na versão cartoon do grande homenageado. O personagem, desenvolvido pelo departamento de Comunicação, irá figurar em outros materiais voltados para essa faixa etária. A ideia é aproximar das crianças a imagem e os valores elencados pelo santo homem que fundou a Congregação.

Todos os alunos levaram para casa um fôlder que conta a história da caminhada de fé de Monsenhor, desde quando surgiu sua vocação, até a abertura do processo de beatificação. “É importante vocês lerem com a família e aprenderem sobre a história desse Servo de Deus”, afirmou Márcia Helena Esteves, Coordenadora do Ensino Fundamental I. Esse material, que também está disponível online (clique aqui para acessar o folder), será distribuído em todos os oito colégios da Rede Piedade de Educação e em todas as residências da pequena cidade de Caeté (MG). Além disso, a capela foi utilizada para realização da Oração do Monsenhor Domingos e do Pai Nosso pelos alunos.

Vamos pedir juntos pela beatificação de Monsenhor Domingos rezando a oração a oração criada por Dom Walmor, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte.

Oração pela Beatificação de Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro

Pai Santo, / Vosso amor misericordioso se manifestou, / Copiosamente, / No coração sacerdotal de vosso filho amado Monsenhor Domingos, /zeloso e sábio, / simples e acolhedor.

Concedei-nos a dádiva da beatificação deste Homem de Deus, / sacerdote justo e bom. / Reconhecidos que somos ao considerar sua sabedoria espiritual, / dele nos faça aprendizes, / inundando-nos no vosso amor misericordioso.

Certos de sua presença na presença amorosa e infinita do vosso amor, Pai Santo, / confiantes,/ por intercessão de Monsenhor Domingos, / vos pedimos a graça…/

Comprometemo-nos em fazer o bem,/ cuidar dos pobres,/ Proclamar a Palavra/ e fazer, de todos os irmãos e irmãs,/ Auxiliares da Mãe da Piedade, / fecundando corações e mentes,/ ambientes e sociedade/ com a convicção do amor maior!/ Amém.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.