Mostra Cultural 2013: criatividade na aprendizagem!

Foram meses de preparação, debates, brainstorms, pesquisas, estudo e muito trabalho até chegar o grande dia da Mostra Cultural 2013. Antes mesmo das 8h da manhã, alunos do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental já preparavam-se para receber pais e familiares que chegaram a partir das 9h para visitar e prestigiar a Mostra.

Com temas que variaram de autoestima a evolução da linguagem, passando por Vinicius de Moraes, Irmãos Grimm, ilusões de ótica e até alimentação “reciclada”, os estandes estiveram lotados de visitantes durante toda a manhã de sábado.

No Coliseu, estudantes caracterizadas de Marilyn Monroe, Vivian Lee, Amy Whinehouse, Audrey Hepburn, Janes Joplin e outras tantas divas de Hollywood falaram sobre suas vidas e o sucesso. Aliás, o sucesso, foi personificado por um aluno e também deu sua versão da história. Finalizando a apresentação, “mortos-vivos” entraram pela plateia dançando o clássico Thriller, de Michael Jackson.

A clássica cena de O Fantasma da Ópera, um dos maiores sucessos teatrais do planeta, foi cantada ao vivo por estudantes arrancando lágrimas e aplausos de todos.

Vale a pena ler o texto dito por algumas das Diva interpretadas

O que há por trás do sucesso? Quando olhamos para nossos ídolos é imagem real? Com esses questionamentos o roteiro que foi brilhantemente interpretado pelos estudantes. Vamos conhecer parte dele?

 

Mary Astor

Cinco estágios na vida de uma atriz: “1 – Quem é Mary Astor? 2 – Quero Mary Astor. 3 – Quero um tipo Mary Astor. 4 – Quero uma jovem Mary Astor. 5 – Quem é Mary Astor?” Essa última quando você esculta é a hora que Hollywood esquece que você é atriz e humana, envelhece. E você sabe quem fui eu? Fui mais um belo rosto da MGM, que foi descartado aos 25 anos. Já não era tão jovem,para os roteiristas. Fiz um dos filmes mais comentados de todos o tempos, o que mais beijos teve , foram 127 em 1h e 50min. Quem se lembra? A fama quando te deixa te derruba e aproxima do copo, do álcool. Preciso dormir. (toma comprimidos). Preciso de ajuda, de Deus. Então sai a procura de algo que me levantasse, a Igreja Católica foi meu resgate. Virei escritora e voltei a ter dignidade. Aos 81, morri longe do sucesso, mas salva.

 

Marilyn Monroe

ZLE_1154

Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor! Eu não estou interessada em dinheiro, eu só quero ser maravilhosa. Não me faltam homens, o que me falta é amor. Eu também tenho sentimentos. Ainda sou humana. Tudo o que eu quero é ser amada pela pessoa que sou e pelo meu talento. Primeiro, preciso convencer a mim mesma de que sou uma pessoa. Depois, talvez eu me convença de que sou uma atriz. Ser um símbolo sexual é um fardo pesado de se carregar, especialmente quando se está cansada, ferida e desorientada. Uma atriz não é uma máquina, mas eles lhe tratam como se fosse uma. Uma máquina de dinheiro. Hollywood é um lugar onde te pagam mil dólares por um beijo e cinquenta centavos por sua alma. Em Hollywood, a virtude de uma mulher conta menos do que o penteado. Quero envelhecer sem rugas. Eu quero ter a coragem de ser leal à face que tenho feito. Às vezes eu penso que seria mais fácil evitar a velhice, morrer jovem, mas depois que você nunca completa a sua vida, pois não? Você nunca sabe totalmente. Você já esteve em uma casa com 40 quartos? Bem, então multiplique minha solidão 40. Um dia a fama e a beleza passarão. E adeus fama, eu te tive, se ela passar eu sempre saberá que ela era volúvel, foi algo que experimentei, mas não é a essência do que vivi. Isso vem se tornado uma maldição que carrego comigo todas as noites que me deito na cama, sozinha com meus pensamentos. Já amanhã levantarei sorrindo, colocarei belas roupas, usarei uma ótima maquiagem e tudo passará despercebido aos olhos de todos, menos a mim.”

 

Whitney Houston

ZLE_1256Desde o início, a câmera e eu éramos grandes amigas. Ela me ama e eu adoro isso. Eu odeio quando a mídia me retratava como uma mulher que não sabe o que fazer da própria vida. Imaginem se eu não soubesse? Eu ,Whitney Houston, fui a artista mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records, na lista de prêmios incluem dois Emmy Awards, seis Grammy Awards, trinta Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num um total de 415 prêmios conquistados até 2010. Mas mesmo com isso tudo eu tenho um péssimo hábito que pode ser interrompido. Mas não vou dizer a você que sou uma viciada. Mentira! O maior demônio sou eu mesma. Eu sou ao mesmo tempo a minha melhor amiga e o meu pior inimigo. Você pode acreditar, eu me diverti muito. Mas chega o momento em que a festa acaba. Eu superei. É passado. Acabou, outra mentira! Eu não tive tempo para amadurecer. Aos 22 anos, eu já era uma milionária. Acho que o sucesso me afastou do mundo real, com as drogas as pessoas se afastaram e Eu finalmente encarei o fato que não é crime não ter amigos. Ser sozinha significa ter menos problemas. Quando você deixa o seu coração controlar sua cabeça, você está destinado a ter problemas. Se eu fracassar ou obtiver sucesso, terei vivido acreditando em mim. Não importa o que abstrai de mim, a minha dignidade não conseguirão… Pois o maior amor de todos me aconteceu e o encontrei dentro de mim mesmo, o maior amor é fácil alcançar: aprenda a amar a si mesmo, este é o maior amor! E se por acaso aquele lugar especial… que você sonhou te levar à solidão… encontre a sua força no amor. Mas não consegui e a solidão de mim mesma foi o meu fim.

Janis Joplin

ZLE_1157É melhor viver, dez anos de uma vida efervescente do que morrer aos setenta e ter passado a vida assistindo Tv. Neste mundo, se você ler os jornais, Você verá que todos estão brigando. Você não pode contar com ninguém, baby. Nem mesmo com seu próprio irmão. Então, se chegar alguém que te dê algum amor e afeto, eu diria para você aproveitar essa chance. Aproveite sua chance enquanto pode, não dê as costas para o amor. Saiba que quando você ama alguém, você entra num jogo com um pouco de preocupação. Mas quem se importa? Pois poderemos não estar mais aqui amanhã, então se vier alguém, ele te dará amor e afeto. Eu diria para você aproveitar essa chance! Se me importo com o que dizem de mim? “O pior que podem falar de mim é que nunca estou satisfeita com nada…” Algumas vezes a música é a única forma de melhorar a vida. A única coisa que se tem nesta vida e que realmente vale a pena são os sentimentos.

 

 

Na Quadra Multiuso, diversas apresentações artísticas também alegraram os presente.

Confira os temas abordados por cada turma na Mostra de Cultural 2013

  • 61 – Crises da adolescência, Moda do adolescente, Música
  • 62 – Atitudes dos Adolescentes
    O que os adolescentes gostam hoje, o que gostavam na infância e o que não gostam mais?
    Brinquedos das duas fases
  • 63 – Vídeo sobre as transformações dos adolescentes
    Diferenças no corpo
  • 71 – A internet e a evolução da linguagem e comunicação
    Evolução da tecnologia
    Perigos que a internet pode causar
  • 72 – Benefícios e perigos da internet
    Comunicação entre as pessoas
    Como os portadores de necessidade especiais utilizam a internet
    Relacionamentos virtuais
  • 73 – Vícios das redes sociais
    Tempo de uso da internet e os sites mais visitados
    A linguagem da internet
  • 74 – Blog de Vinicius de Moraes
    O que pode e não pode nas redes sociais
    Exposição de desenhos do livro Blog Love
    “Twittando” com Francisco
  • 81 – Como os ídolos dos jovens valorizam suas vidas e como destroem suas imagens
  • 82 – A valorização da imagem dos jovens através dos contos de fadas
    Contos dos Irmãos Grimm
    Globalização dos contos de fadas
  • 83 – Padrão de beleza, Ilusão de óptica
    Valorizar o interior da pessoa
    Falta de aceitação da própria imagem
  • 91 – O consumo de copos plásticos
    Reaproveitamento de alimentos
  • 92 – O descarte do conhecimento, usando a Grécia como modelo
    Grécia antiga, atual e mitologia
  • 93 – O exagero das informações passadas às pessoas
    Sentimentos descartáveis
  • 1001 – Novas tecnologias de informação & Bio-ética aliada à perspectiva filosófica
  • 1002 – Moral, ética e juízo de valor
    Uso responsável das redes sociais
  • 2001 – Falta de sustentabilidade
    A importância do repensar, recusar, reutilizar, reduzir e reciclar
  • 3001 – Preconceito no mercado de trabalho
    Vocação natural x imposições externas
    Diversificação no campo de atuação
    Criatividade e empreendedorismo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?