O futuro faz viagem ao passado!

Na terça-feira, 29 de setembro, as aulas de História, Geografia e Ciências dos estudantes do 6º ano proporcionaram aos alunos o contato com meteoros, meteoritos e até resquícios de dinossauros! Desta vez, a Aula de Campo foi no Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista. O Museu Nacional do Brasil, é uma instituição de ensino e pesquisa, que abriga vastas coleções de História Natural e Antropologia como base de suas exposições públicas e de um permanente trabalho de investigação sobre o patrimônio natural e social do nosso planeta.

Como disse o Papa Francisco, “os jovens são a janela para o futuro” e estes jovens “futuristas” também estão atentos ao seu passado. Uma aula no Museu Nacional proporciona desenvolverem a relação de pertença com o passado e desperta a responsabilidade com o futuro. Concretiza o conhecimento de que as ações tomadas hoje farão o futuro.

Você sabia que o Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina? Visitá-lo proporcionou aos estudantes conheceram mais sobre sua história. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant’Anna, o  Museu Nacional serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país.

Na aula, os alunos vivenciaram experiências como aprender a diferenciar meteoros e meteoritos, podendo até discutir sobre as possíveis causas do desaparecimento dos dinossauros. Além de observarem coleções de fósseis, entendendo seu processo de formação e importância enquanto testemunhos do passado. A análise do processo evolutivo dos seres humanos e curiosidades sobre a coleção egípcia também foram assuntos abordados. Outra curiosidade que chamou muito atenção dos estudantes foi o processo de mumificação e a influência da religião no dia-a-dia do povo egípcio, entre outros diversos aprendizados relacionados a pré-história.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Fale conosco.
Fale com a gente!
Olá, em que posso lhe ajudar?